Boletim informativo bimestral do Sindicato
das Santas Casas de Misericórdia e Hospitais
Filantrópicos do Estado de São Paulo.

EDIÇÃO 33 MAI/JUN DE 2022

SINDHOSFIL/SP realiza a III Jornada de Debates

O SINDHOSFIL/SP (Sindicato da Santas Casas de Misericórdia e Hospitais Filantrópicos do Estado de São Paulo) realizou, entre os dias 16 e 19 de maio, a III Jornada de Debates – evento online, via plataforma de cursos em EAD do Sindicato. Foram quatro aulas que debateram sobre temas pertinentes à gestão de Recursos Humanos dentro das instituições de saúde.

No primeiro dia da Jornada, o presidente e o vice-presidente do Sindicato, Edison Ferreira e Prof. Jaime Durigon, respectivamente, debateram sobre “Competitividade de salários no mercado estratégias para preenchimento de vagas”. Ambos ressaltaram a competitividade de mercado, que se divide em três segmentos: público, privado e filantrópico, cada qual com suas características e percepções em relação ao atendimento de saúde, como tecnologia e profissionais da área.

No segundo dia do evento, Patricia Fernanda Florindo, gerente de Recursos Humanos da Santa Casa de Misericórdia de Rio Claro, e Régis Leandro Nascimento, gerente de Recursos Humanos do Instituto de Responsabilidade Social Sírio-Libanês, foram recebidos pelo presidente do SINDHOSFIL/SP para debater sobre a relação do RH com os Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho no setor de saúde.

Os conferencistas explicaram sobre a atuação do SESMT (Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho), que é subordinado ao RH. Trata-se de uma área que tem total liberdade para resolver as questões técnicas. “O SESMT não faz segurança sozinho. Se as pessoas não entenderem que se cuidar e se preservar é uma responsabilidade de cada um, nós não conseguimos caminhar”, ressaltou Patricia.

“Universidade corporativa: modalidades em gestão de RH” foi o tema que norteou o terceiro dia da Jornada. Contou com a colaboração do professor Roberto Almada Leitão e de Natalia Sarracceni Tedesco, coordenadora de Educação Corporativa no Hospital Alemão Oswaldo Cruz. A discussão tocou na questão de educação corporativa na área da saúde. “O processo de aprendizagem deve ser transformador e, para que isso aconteça, é necessário criar uma cultura de aprendizagem dentro da instituição”, ressalta Leitão. Natalia salienta que a experiência em um hospital privado é vista sob uma ótica diferente, que trata a educação corporativa com a visão de que todo planejamento e plano operacional para o desenho de um treinamento deve ser tratado de forma adulta, pensando em seu público.

No encerramento da III Jornada de Debates, Edison Ferreira recebeu Adriana Bertoncini Tomé, gerente de Departamento Pessoal da Santa Casa de Marilia, e Marisa Deslandes, gestora dos subsistemas de Folha de Pagamento e Administração de Pessoal da Rede Santa Catarina, para contarem sobre suas experiências com o tema “E-Social na Gestão de Folha de Pagamento”. Marisa explicou sobre o processo de implantação do E-Social na Rede Santa Catarina. “É um desafio constante”, frisou. Adriana conta que o E-Social veio para melhorar a organização do RH e que a Santa Casa também teve a necessidade de planejamento e reorganização.

Para quem não pôde acompanhar simultaneamente as palestras, o conteúdo fica disponível na plataforma EAD do Sindicato, acesse: https://bit.ly/3wIK8Yh

Artigo: Jornada de Enfermagem

O maior processo de avaliação da Gestão de Recursos Humanos na atual conjuntura nos prestadores de serviços de saúde é a questão da aprovação do valor mínimo inicial para os enfermeiros em R$ 4.750,00, a ser pago nacionalmente pelos serviços de saúde públicos e privados, incluído os filantrópicos. Ademais, haverá proporcionalidade: em 70% do piso dos enfermeiros para os técnicos de enfermagem e 50% para os auxiliares de enfermagem e as parteiras.

SAVE THE DATE: II Seminário Multidisciplinar em Rio Claro/SP

Anote na agenda: o II Seminário Multidisciplinar do SINDHOSFIL/SP já tem data e local para acontecer! O evento, de grande importância para o setor de Saúde filantrópico, vai acontecer no Auditório da Santa Casa de Rio Claro, Rio Claro (SP), no dia 17 de novembro de 2022.

6º ConSINDHOSFIL/SP: confira a grade de temas do congresso e dos fóruns

A Comissão Organizadora do 6º ConSINDHOSFIL/SP (Congresso Estadual do Sindicato das Santas Casas de Misericórdia e Hospitais Filantrópicos do Estado de São Paulo) tem trabalhado com dedicação da organização deste grande evento!

SINDHOSFIL/SP realiza a III Jornada de Debates

Artigo: Jornada de Enfermagem