Perfil

Mais de duas décadas de atuação

Em 1988, a Constituição Federal do Brasil foi implantada e sistematizou a estrutura hierarquizada de representação sindical no Brasil, consagrando, ao mesmo tempo, os princípios da unicidade e da não interferência e intervenção do Estado na organização dos sindicatos.

Neste cenário foi fundado o Sindicato das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos do Estado de São Paulo (SINDHOSFIL/SP), que representa, exclusivamente, os interesses das Santas Casas e hospitais filantrópicos do estado de São Paulo.

A criação desta entidade marcou o início da independência na representatividade jurídica trabalhista das instituições sem fins lucrativos da área da saúde. Entretanto, o sindicato enfrentou alguns desafios no começo de sua fundação, pois viveu longo litígio com o sindicato patronal dos estabelecimentos de saúde, entidade à qual eram ligados todos os estabelecimentos de saúde do estado de São Paulo, filantrópicos ou não.

Somente em 1998, após decisão do Supremo Tribunal Federal dando ganho de causa ao SINDHOSFIL/SP, as Santas Casas e hospitais filantrópicos os hospitais sem fins lucrativos paulistas conquistaram representatividade sindical patronal específica.

O SINDHOSFIL/SP tem como característica principal a busca da equalização da relação empregador-empregado no setor filantrópico da saúde, que tem características únicas, diferentes dos demais estabelecimentos do setor.

As Santas Casas, que respondem por mais de 1/3 dos leitos hospitalares do Sistema Único de Saúde – SUS, atendem crescente demanda com financiamento insuficiente. Não é à toa que os órgãos de todas as esferas governamentais as consideram “o braço direito” da saúde pública no Brasil.

Neste sentido, por meio de trabalho intenso e dedicação de todos os que compuseram e integram seus quadros diretivo e jurídico, o SINDHOSFIL/SP alcançou muitas e importantes conquistas para os seus filiados, como convenções coletivas, assistência jurídica, cursos de capacitação, especialização, graduação e MBA.

Atualmente, o sindicato tem em sua base territorial 435 cidades em São Paulo. A partir de 2003, o Sindicato se desmembrou e foram criados mais quatro sindicatos regionais, independentes e autônomos, cada qual atendendo, em média, 60 municípios. São eles: Sindhosfil de Presidente Prudente e região, Sindhosfil de Ribeirão Preto e região, Sindhosfil do Vale do Paraíba, Litoral Norte e Alta Mantiqueira e Sindhosfil da Baixada Santista e Litoral Norte e Sul, além do Sindhosfil São Paulo.

Clique aqui e veja a base territorial de cada um dos sindicatos regionais.