Boletim informativo bimestral do Sindicato
das Santas Casas de Misericórdia e Hospitais
Filantrópicos do Estado de São Paulo.

EDIÇÃO 24 – NOV/DEZ DE 2020

O papel do Sindicato Patronal

A história de formação dos sindicatos no Brasil é influenciada pela migração de trabalhadores vindos da Europa para trabalhar no país. No final do século XIX, a economia brasileira sofre uma grande transformação, marcada pela abolição da escravatura e a Proclamação da República. Parece-nos, ainda, um outro contrassenso que o sindicato não tenha se preparado durante todos esses anos, especialmente com o seu fortalecimento nos anos 1980, e mostrado ao mundo a sua importância, que, traduzindo em poucas palavras, seria garantir a igualdade de forças entre empregados e empregadores.

Os sindicatos continuam sendo “organizações de massa”, muitas das quais têm mais membros do que alguns partidos políticos, Na Europa, a taxa de sindicalização é muito variável e dificilmente comparável já que os sistemas são diferentes.

• 10% na França e na Polônia;
  • 20% na Alemanha e na Espanha;
  • Chega perto dos 70% na Suécia e na Finlândia.

O modelo anterior de defesa dos interesses da classe trabalhadora, mediante contribuição coercitiva, propiciava a imagem de estar a negociar os melhores benefícios, reajustes anuais, banco de horas, planos de participação em lucros e resultados, oferecendo ajuda jurídica, colônias de férias, tratamento médico e odontológico, dentre outras possíveis melhorias e benefícios. Resta um cenário onde deve ser objeto importante às entidades para mostrar ao segmento sua efetiva prestação de serviços aos filiados e que sejam devidamente reconhecidos.

Entendemos que os sindicatos possuem um desafio de vida e morte, qual seja conseguir mobilizar as lideranças sindicais, a sociedade civil organizada para demonstrar seu papel para garantir processo de diálogo, participação na definição do novo modelo de representação sindical.

Cursos online e cartilhas

Neste ano, o SINDHOSFIL/SP realizou diversas prestações de serviços aos seus associados. Não deixe de conferir.

5º ConSINDHOSFIL​

Devido à pandemia da Covid-19, a 5ª edição do ConSINDHOSFIL foi transferida para outubro de 2021. Reserve a data!

Impactos da LGPD

A falta de recursos financeiros, agravada com pandemia, dificulta investimento em tecnologia e treinamentos. Saiba mais sobre a LGPD.

O papel do Sindicato Patronal

• 10% na França e na Polônia;
  • 20% na Alemanha e na Espanha;
  • Chega perto dos 70% na Suécia e na Finlândia.

Cursos online e cartilhas

5º ConSINDHOSFIL​