“Universidade corporativa: modalidades em gestão de RH” é tema do terceiro dia da III Jornada de Debates

Data: 18/05/2022

Nesta quarta-feira (18), a III Jornada de Debates do SINDHOSFIL/SP abordou o tema “Universidade corporativa: modalidades em gestão de RH”. O presidente do Sindicato, Edison Ferreira, recebeu o professor Roberto Almada Leitão e Natalia Sarracceni Tedesco, coordenadora de Educação Corporativa no Hospital Alemão Oswaldo Cruz, para discussão sobre o assunto.
Roberto abriu a discussão falando sobre a educação corporativa na área da saúde, mencionando que seu aprendizado foi formado por uma equipe multidisciplinar, composta por médicos, dentistas e enfermeiros. O processo de aprendizagem deve ser transformador e, para que isso aconteça, é necessário criar uma cultura de aprendizagem dentro da instituição.
O professor observa que dentro das empresas tradicionais e instituições da área da saúde existe uma falta de cuidado com a implementação dessa cultura, por isso é importante identificar como ela impacta na mão de obra diária. Pois, no final, quem recebe o mecanismo de educação e a prática do resultado do processo de aprendizagem feito pela instituição, gestão e colaborador são os pacientes.
Dando sequência ao debate, Natalia salientou sobre a experiência em um hospital privado, que trata a educação corporativa com a visão de que todo planejamento e plano operacional para o desenho de um treinamento deve ser tratado de forma andragogia. É preciso aplicar metodologias ativas e fugir do que é tradicional.
A estrutura do Hospital Alemão Oswaldo Cruz é composta por enfermeiros na área de educação corporativa, que tratam dos treinamentos técnico-assistenciais. Eles têm um viés técnico muito enraizado e forte, que permite construir treinamentos para diversas categorias técnicas, como fisioterapeutas, nutricionistas, enfermeiros, farmacêuticos etc. A equipe também é composta por psicólogos, voltados para o viés comportamental.
Durante o debate, os convidados responderam perguntas enviadas pelos participantes, através do site do Sindicato.
No último dia da III Jornada de Debates, o evento abordará o tema “E-Social na Gestão de Folha de Pagamento”. Não deixe de participar, ainda dá tempo de se inscrever, as aulas ficarão gravadas.
Acesse: https://sindhosfil.com.br/ead/cursos/iiio-jornada-de-debates-sindhosfil-sp/