Um estudo realizado pelo Hospital Moinhos de Vento sobre o impacto da utilização da telemedicina em UTIPs (Unidades de Terapia Intensiva Pediátrica) mostrou que seu uso pode reduzir a mortalidade, além de aumentar a satisfação de familiares e profissionais de saúde.
A meta-análise desenvolvida pelo grupo de pesquisa em Saúde Digital do Hospital Moinhos de Vento acaba de ser publicada na PLOS ONE, uma revista científica online de renome internacional e revisada por pares. Este estudo faz parte do TeleUTI, projeto do Hospital Moinhos de Vento realizado por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS). Este é um projeto que utiliza a telemedicina para promover a educação à distância e discussão de casos clínicos, visando a sistematização do atendimento em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) em todo o Brasil.
De acordo com a análise, o impacto clínico-assistencial da telemedicina reduziu em 34% a mortalidade em UTIs pediátricas com aumento do tempo de permanência na UTI com uso da telemedicina. Isso mostra o enorme potencial da tecnologia no atendimento aos pacientes e educação de profissionais de saúde.
Fonte: Medicina S/A