SINDHOSFIL/SP realiza live sobre o Piso da Enfermagem

Data: 13/09/2023

Nesta quarta-feira (13), o presidente do SINDHOSFIL/SP, Edison Ferreira da Silva, conduziu live que tratou sobre o Piso da Enfermagem.

A transmissão foi acompanhada por diversas entidades, convidando outros atores do seguimento e estar presente neste evento como o SINDHOSFIL da Baixada Santista e Litoral Norte e Sul; SINDHOSFIL do Vale do Paraíba, Litoral Norte e Alta Mantiqueira; SINDHOSFIL de Ribeirão Preto e Região; SINDHOSFIL de Presidente Prudente e Região, além da Federação das Santas Casas e Hospitais Beneficentes do Estado de São Paulo (FEHOSP).

Inicialmente, o presidente do SINDHOSFIL/SP ressaltou que algumas questões devem ser analisadas, como a carga horária dos colaboradores, as funções exercidas e qual a remuneração para cada atividade executada.

Silva também lembrou de justificativa do FNS (Fundo Nacional de Saúde), pontuando que os valores direcionados para as instituições são baseados nas informações cedidas ao gestor para alimentar dados para repasse de valores. O presidente do SINDHOSFIL/SP salientou que as informações foram distorcidas e com ausência de dados. Neste sentido, no campo “Outros”, os valores foram inseridos sem discriminação de rubricas.

Ainda na apresentação, foram feitos apontamentos para que as entidades tomem alguns cuidados relacionados à remuneração dos colaboradores, como:
• Abrir uma conta bancária específica para estes valores;
• Qualificar os recursos como ingresso de valores de subvenção;
• Ter certeza de que haverá prestação de contas dos valores recebidos -obrigação legal descrita pelo STF;
• Documentos comprobatórios devem ser mantidos em arquivo por 5 (cinco) anos;
• Relatório Anual de Gestão – RAG.