SINDHOSFIL/SP apoia este comunicado da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo

Data: 19/06/2023

Prezado(a) Sr.(a):

Em nome da Diretoria Executiva da Fundação Arnaldo Vieira de Carvalho, eleita no último dia 19 de maio em conformidade com o Estatuto Social da Fundação e legitimada e reconfirmada pelo Ministério Público de São Paulo, gostaria de compartilhar com o(a) Sr.(a) algumas informações que consideramos relevantes. Além deste comunicado aos pais, estamos dirigindo mensagens específicas aos alunos e ao corpo docente, no espírito de esclarecimento, transparência e diálogo com a comunidade desta Faculdade que tanto amamos e respeitamos.

Sabemos que os acontecimentos recentes possivelmente despertaram sentimentos de insatisfação, dúvida ou incerteza dos alunos sobre o presente e o futuro da Faculdade. Não à toa ocorreram manifestações públicas, organizadas por algumas representações estudantis, e que revelam o interesse dos alunos na conclusão do processo em curso e na análise dos órgãos internos e externos competentes.

É um percurso turbulento, que será superado, com a convicção de que há muito trabalho a fazer na recomposição das demandas e expectativas dos alunos e seus pais.

Esta Diretoria reafirma seu empenho para que possamos estreitar os laços de diálogo e construção coletiva em nome do nosso bem maior: esta instituição referência no ensino e na formação de profissionais, líderes e cidadãos.

Neste novo ciclo, é fundamental a defesa firme, e coletiva, da preservação da qualidade da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, com o aprofundamento do trabalho destinado à melhoria e ao crescimento constante da escola. Neste sentido, nosso ponto de partida e de chegada sempre foi o(a) aluno(a), razão de existir da Faculdade.

Essa prioridade abrange tanto a reconhecida competência na formação em sala de aula como também na infraestrutura de ensino da Santa Casa.

Nos últimos três anos, a Fundação Arnaldo Vieira de Carvalho investiu R$ 42 milhões nessa infraestrutura, recursos que contemplaram reformas de prédios que abrigam a nova biblioteca, o Centro de Ensino em Simuladores, o Centro de Ensino e Treinamento, além do investimento em novos espaços de aprendizagem como o biotério e sala de técnica cirúrgica, entre outras melhorias. Também resultaram em investimentos em tecnologia, aquisição de equipamentos e a construção de dois estúdios de gravação para a produção de material para ensino à distância durante a pandemia.

Acrescentem-se ainda as obras do novo Centro de Convivência que estão em andamento no terreno de 2 mil m2, que oferecerá um complexo poliesportivo para a realização de esportes de quadra como futsal, vôlei, basquete, entre outros, além de oferecer ambiente adequado para práticas esportivas como judô, tênis de mesa, e local para convivência dos alunos.

A Diretoria reforça seu comprometimento com os alunos, com os professores e com a instituição. E ficamos à disposição dos pais para que estreitemos os espaços de diálogo e comunicação permanente.

Atenciosamente,

Elizeu de Jesus Lima