Existe uma grande gama de equipamentos capazes de impedir incêndio em hospitais. É o que explica a engenheira civil Débora Arjona, representante da SCI – Rede de Especialistas de Segurança Contra Incêndio, no Simpósio de Prevenção de Incêndios do SINDHOSFIL/SP (Sindicato das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos do Estado de São Paulo) nesta quinta-feira (17).
O Simpósio de Prevenção Contra Incêndios é uma iniciativa do SINDHOSFIL/SP em parceria com empresas britânicas. Visa a construir uma aliança entre hospitais filantrópicos, garantindo tecnologias que proporcionem melhorias constantes.
Durante o evento, que ocorreu nesta quinta-feira no auditório do Sindicato, Débora apontou os principais equipamentos oferecidos pela SCI, que previnem e controlam o fogo em estruturas hospitalares. Ela também apresentou dicas, como rotas fáceis de fuga, de forma a reduzir o impacto humano.
O cenário preocupa o presidente do SINDHOSFIL/SP, Edison Ferreira da Silva. “Nos últimos meses, estamos encontrando muitas notícias sobre incêndios em hospitais. Não é de hoje. Há uma preocupação muito grande com o que concerne à responsabilidade dos hospitais. Por conta disso, estamos tentando expandir os projetos de capacitação”, diz. Ele chama a atenção para parcerias como a desta quinta-feira, com cursos e equipamentos de segurança.
Para Débora, o tema discutido possui importância máxima. “Os principais focos são disseminar informações, especialmente nos pilares de prevenção a vida, patrimônio e meio ambiente”, reforça. “Surpreende que, mesmo com a situação pandêmica, os números de participantes se excederam, o que significa que é uma temática que causa alerta e esperança, visto que promove maior enfoque”, complementa o presidente do SINDHOSFIL/SP.
A diretora institucional da SCI, Deborah Satyro, reforçou a necessidade do Simpósio. “Precisamos melhorar todo o sistema de segurança, pois os hospitais são um lugar delicado e merecem atenção!”, finaliza.