Senado aprova abril como o mês da conscientização sobre o Parkinson

Data: 26/05/2023

O SENADO APROVOU ABRIL COMO O MÊS DA CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O PARKINSON BUSCA DO DIAGNÓSTICO PRECOCE E INCENTIVO À PESQUISA ESTÃO ENTRE OS OBJETIVOS.

O Senado aprovou nesta quinta-feira a proposta do ex-deputado Ricardo Izar que define abril como o mês da conscientização sobre o Mal de Parkinson e indica a tulipa vermelha para simbolizar a campanha. Entre os objetivos da proposta, estão divulgar o tema para melhorar os índices de diagnóstico precoce, estimular profissionais a contribuírem com o aumento da qualidade de vida dos doentes e o retardamento dos sintomas e incentivar universidades públicas e privadas a desenvolverem terapias. A doença de Parkinson é uma enfermidade crônica, progressiva e degenerativa que afeta funções vitais do corpo, como os movimentos e o equilíbrio, resultando em lentidão na mobilidade, tremores, diminuição dos reflexos e alterações do sono, entre outros sintomas.

O Parkinson compromete o sistema nervoso central, dificultando ou impedindo a transmissão de informações entre as células nervosas, o que causa os sintomas. A senadora Zenaide Maia, do PSD do Rio Grande do Norte, destacou a importância do diagnóstico precoce. É  importante dar visibilidade nos primeiros sintomas, porque a gente sabe que o Parkinson, na verdade, é uma doença de adulto jovem, a partir dos 60 anos. Como o avanço da doença, a progressão, é lento, às vezes, quando se vai ver, já não tem muito o que fazer A escolha do mês remete ao Dia Mundial da Doença de Parkinson, em 11 de abril, data de aniversário de James Parkinson, médico britânico que  publicou a primeira descrição detalhada do distúrbio. O texto segue agora para sanção presidencial. Da Rádio Senado, Pedro Pincer