Seminário das Organizações Sociais de Saúde tem início nesta terça-feira (20) abordando sobre a Lei Geral de Proteção de Dados

Data: 20/06/2023

O principal objetivo do Seminário das OSS do SINDHOSFIL/SP é promover uma comunicação clara entre as entidades de Santas Casas e Hospitais Filantrópicos, qualificados como organizações sociais, para que o Sindicato possa contribuir com temas relevantes para as entidades.

No primeiro dia de evento, esteve presente Francisco Fabrício da Associação Saúde da Família, e o debate foi guiado pelo presidente do SINDHOSFIL/SP, Edison Ferreira da Silva.

Inicialmente, Francisco explica como as organizações sociais devem estar preparadas para a responsabilidade da Lei Geral de Proteção de Dados, e ressalta que a organização deve estar habilitada para receber os dados do titular, pois a lei relata o tratamento, a coleta, a disponibilização, a finalidade e o descarte desses dados.

É importante que as entidades tenham cuidado com esses dados e façam o mapeamento de forma correta, pois a partir daí será feito o direcionamento de bases legais que são mencionados no art 11. da LEI Nº 13.709. Em sua fala, Francisco também expõe algumas experiências e quais medidas tomar em determinadas situações.

O presidente do SINDHOSFIL/SP, comenta que a nossa sociedade não se atenta aos termos de responsabilidade ao depositar os seus dados em algum lugar, e ressalta que ainda há organizações e entidades que não são preparadas para receber os dados por falta de segurança.

O III Seminário das Organizações Sociais de Saúde realizado pelo SINDHOSFIL/SP, acontecerá até o dia 23 de junho de 2023, através da plataforma EAD do Sindicato.