Segundo dia da Jornada de Debates discute relação do RH e SESMT

Data: 18/05/2022

No segundo dia da III Jornada de Debates, o presidente do SINDHOSFIL/SP, Edison Ferreira, recebeu Patricia Fernanda Florindo, gerente de Recursos Humanos da Santa Casa de Misericórdia de Rio Claro, e Régis Leandro Nascimento, gerente de Recursos Humanos do Instituto de Responsabilidade Social Sírio-Libanês, para debater sobre a relação do RH com os Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho no setor de saúde.
No início do debate, Patricia apresentou o case da Santa Casa de Rio Claro, ressaltando que o SESMT é subordinado ao RH, porém, se trata de uma área que tem total liberdade para resolver as questões técnicas. Além disso, existe uma grande parceria do sistema com o RH – são áreas que se integram. O papel deles é proteger o trabalhador e a instituição, e do gestor é dar toda assistência para que as coisas possam acontecer e o RH possa proporcionar o melhor ao trabalhador.
“O SESMT não faz segurança sozinho. Se as pessoas não entenderem que se cuidar e se preservar é uma responsabilidade de cada um, nós não conseguimos caminhar”, ressaltou.
Ainda, a gerente de recursos humanos comentou que no ano de 2021, a Santa Casa de Rio Claro implantou um programa denominado DDS (Diálogos de Segurança): momentos rápidos, de 5 a 10 minutos, em que, durante a troca de plantão, o gestor conversa com o colaborador sobre segurança. Os temas do DDS são desenvolvidos de acordo com os dados de segurança que são coletados, como os principais tipos de acidente envolvendo trabalho.
Régis também apresentou o case do Instituto de Responsabilidade Social Sírio-Libanês, mencionando que o maior ganho da instituição tem sido o olhar para as casas menores, que não têm condições de ter o sistema devido a condições orçamentárias. Então foi criado, dentro da matriz, um grupo de profissionais que prestam suporte a essas casas menores. No grupo há uma engenheira do trabalho, uma coordenadora médica do trabalho, uma enfermeira do trabalho e uma analista de saúde. Além disso, existem comitês gerenciais dentro de cada unidade.
“Pós-pandemia, todos nós estamos mais preocupados com a nossa saúde, e no meio hospitalar não é diferente. A equipe assistencial nunca mais será a mesma. Conseguimos entender que precisamos trabalhar e voltar para casa sadios. Hoje a segurança do trabalho envolve isso”, frisou.
Durante o debate, os convidados responderam perguntas enviadas pelos participantes, através do site do Sindicato.
Ao longo da semana, a III Jornada de Debates abordará temas como “Universidade Corporativa modalidades em Gestão de RH” e “E-Social na Gestão de Folha de Pagamento”. Não deixe de participar, ainda dá tempo de se inscrever.
Acesse: https://sindhosfil.com.br/ead/cursos/iiio-jornada-de-debates-sindhosfil-sp/