Secretaria de Saúde contabiliza 80 casos de erros na vacinação contra a Covid

Data: 04/06/2021

A secretaria de Saúde contabilizou 80 erros de imunização na campanha de vacinação contra a Covid-19 no Distrito Federal. O levantamento consta no último informativo publicado na segunda-feira (31).

O boletim descreve que os pacientes foram vacinados “de maneira inadvertida com as duas vacinas contra a Covid-19”. Em duas situações, as doses foram aplicadas com um intervalo menor do que 14 dias entre uma e outra, e, por isso, a segunda aplicação é invalidada. Nos outros casos, esse intervalo entre as aplicações foi maior do que duas semanas, e, por isso, a recomendação da secretaria é de que os pacientes não tomem uma terceira dose.

Ao todo, 48 doses da CoronaVac foram aplicadas de forma errada; outros 19 erros foram associados à vacina de Oxford/AstraZenaca e um ao imunizante da Pfizer/BioNTech. De acordo com o documento, os erros de imunização são definidos como “qualquer evento evitável que pode causar ou levar a um uso inapropriado de imunobiológico e que pode causar dano a um paciente”.

Fonte: Correio Braziliense