Saúde Digital incorpora dados do Apple Health para aprimorar atenção primária

Dados capturados por wearables podem ser adicionados ao prontuário do paciente, por meio de plataforma do Grupo Fleury, para referência em consultas. 

 

O Grupo Fleury expandiu o uso de tecnologia ao ampliar a integração entre o sistema Apple Health e os prontuários dos pacientes em seu portfólio de marcas. Agora, empresas que utilizam o serviço Saúde Digital, voltado ao cuidado personalizado de colaboradores e dependentes, podem importar diretamente dados de saúde do aplicativo Apple. Inicialmente restrita aos clientes da Fleury Medicina e Saúde, em São Paulo, a tecnologia foi desenvolvida em parceria com o Laboratório de Engenharia de Software (LES) da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), uma Apple Developer Academy.

A nova funcionalidade permite que informações como atividades físicas e dados cardiológicos registrados por dispositivos Apple sejam integradas ao histórico médico dos pacientes, ampliando a visão dos profissionais de saúde. Com o consentimento do paciente, médicos podem acessar dados como frequência cardíaca, variabilidade e ritmo cardíaco, além de níveis de atividade física, o que auxilia no diagnóstico e acompanhamento mais preciso da saúde. Essa tecnologia posiciona os wearables como ferramentas importantes no cuidado contínuo e na medicina diagnóstica.

“Nosso objetivo é aumentar a capacidade dos médicos ao oferecer uma visão detalhada do cotidiano dos pacientes. Essa integração melhora a eficiência do atendimento, principalmente nos cuidados primários”, destaca André Cassias, gestor médico de Atenção Primária à Saúde e Cuidados Integrados da Saúde Digital, marca do Grupo Fleury. Segundo o especialista, 15% dos clientes empresariais do serviço utilizam dispositivos iOS e podem se beneficiar dessa inovação.

Com essa novidade, o Saúde Digital transforma a forma como a telemedicina é praticada. “Estamos aprimorando o atendimento, tornando-o mais personalizado e adaptado às necessidades individuais de cada paciente”, afirma Jane de Oliveira Gonzaga Teixeira, infectologista e gerente de Saúde Digital.

 

Fonte: Saúde Business