São Paulo realizará a 18ª Conferência de Produção Mais Limpa e Mudanças Climáticas na próxima semana

Há 18 anos acontece em São Paulo a Conferência de Produção Mais Limpa e Mudanças Climáticas, que tem como objetivos intermediar o diálogo entre cidadãos, instituições, iniciativa privada e governo, para aprofundar a discussão sobre os três pilares da sustentabilidade: ambiental, econômico e social e propor políticas públicas e legislações de caráter mais objetivo e resolutivo. Esse evento é fruto da lei de autoria do vereador Gilberto Natalini (PV), que é o proponente e presidente da Conferência. O evento entrou para a programação da Virada Sustentável.

A programação da Conferência que acontecerá no dia 23 de agosto, na Câmara Municipal de São Paulo, este ano tem como tema: Economia Verde, será aberta por uma mesa diretora, onde autoridades de diversas áreas do governo estadual e municipal e entidades da sociedade civil irão expor ações focadas nas questões de sustentabilidade. A palestra magna será ministrada pelo economista e professor Ricardo Abramovay. A programação conta com uma mesa de debate e ainda com palestras de profissionais da área acadêmica, governamental e sociedade civil. Na ocasião também será entregue o Prêmio Responsabilidade Sócio Ambiental outorgado pela Câmara Municipal de São Paulo.

Na última década, o conceito de economia verde surgiu como uma prioridade estratégica para muitos governos. O Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) define a economia verde como “aquela que resulta na melhoria do bem-estar humano e da igualdade social, ao mesmo tempo em que reduz significativamente os riscos ambientais e as carências ecológicas”.