Santas Casas hospitais filantrópicos do estado de São Paulo lutam pelo direito à saúde da população

Entidades participarão do movimento nacional

“Acesso à Saúde – Meu Direito é um Dever do Governo”

• No próximo dia 29/06, início da ação será marcado por ações municipais

A partir do próximo dia 29/06, terá início um Movimento Nacional em prol da Saúde em todo o país, organizado pela Confederação das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos (CMB), com apoio de suas federações estaduais e os 50 maiores hospitais filantrópicos do país. Como o tema “Acesso à Saúde – Meu Direito é um Dever do Governo”, a campanha pretende alertar os brasileiros para a condição financeira precária das instituições filantrópicas. A Federação das Santas Casas e Hospitais Beneficentes do estado de São Paulo (Fehosp) apoia a ação.

Para marcar o início do movimento, ações municipais estão programadas em todo o país. Nesta data, gestores os hospitais locais vão esclarecer para autoridades e representantes dos vários setores da sociedade as dificuldades enfrentadas pela rede de atendimento e as consequências de um provável colapso do sistema para o SUS.

“Precisamos primeiro envolver os municípios, entidades de classe, Ministério Público, conselhos, sindicatos, organizações sociais, imprensa, profissionais da saúde, pacientes e voluntários locais para, por fim, buscar o apoio do congresso nacional”, explicou Edson Rogatti, presidente da Fehosp e da CMB.

Dessa maneira, as instituições filantrópicas estão convidando lideranças e a imprensa das cidades para apresentar números, explicar as formas de financiamento e discutir medidas em busca de uma solução para o problema que atinge todas as regiões do país. Esses encontros acontecerão simultaneamente em todos os municípios.

“Estamos certos de que a divulgação dessa realidade e a mobilização em torno do tema são indispensáveis para que medidas urgentes que garantam o direito à saúde dos cidadãos sejam tomadas. Este é o objetivo principal do nosso movimento”, finaliza Rogatti.

O Sindhosfil/SP através de suas entidades filiadas e dos vários grupos de trabalho apoia este movimento e através de sua Presidência, reforça o lema da entidade “ Unidos somos Fortes”