Santa Casa Saúde na 8ª Caminhada Entre Gerações

Com o compromisso de estimular atividades preventivas entre a população, o Plano Santa Casa Saúde participará da 8ª Caminhada entre Gerações, que acontece neste sábado (6), às 8h com concentração na Estação da Paulista.

“O evento terá início às 8h deste sábado, na Estação da Paulista, onde uma equipe multidisciplinar do Saúde Inteligente, junto com outras instituições, estarão realizando  lian gong, alongamento e aula de zumba”, disse a assistente social do Plano, Karina Peruch.

Ela informa ainda que a Caminhada está inserida na programação do X Cultura e Movimento na Terceira Idade e que às 9h, os participantes deixarão a  Estação com destino à Praça José Bonifácio,  onde uma equipe multidisciplinar do Saúde Inteligente e a equipe da Drogal receberá a população.

Karina disse ainda que, além da caminhada em prol do Lar Betel, Lar dos Velinhos e Cantinho da Vovó Sônia, os beneficiários do Plano participaram de das ações promovidas pela Prefeitura de Piracicaba, entre os meses de agosto a outubro e que reverenciaram a importância do idoso, que tem sua data comemorada no dia 1º de outubro, Dia Nacional do Idoso.

Movimento e saúde na 3ª idade

Pelo X Cultura e Movimento da Terceira Idade, os beneficiários do Santa Casa Saúde também participaram das Olimpíadas da 3ª Idade, que teve abertura no último dia 22 de  agosto.

No dia 05 de setembro aconteceu o concurso Miss e Mister 3ª Idade, quando a beneficiária Rosalva Maria Santos foi contemplada com o título de miss terceira idade na categoria 50/60 anos. Seguindo a programação, os beneficiários marcaram presença  no Festival do Circo, dia 6 de setembro.

O Plano também promoveu atividades durante o Circuito Ativamente realizado pelo Sesc no dia 14 de setembro, quando  profissionais do Santa Casa Saúde desenvolveram ações de estímulo, memorização, concentração,  objetivando maior independência ao idoso em sua rotina diária. Na ocasião, mais de 50 beneficiários com idade acima dos 60 anos participaram das atividades desenvolvidas com a proposta de promover a qualidade de vida e estimular a inserção social.

De acordo com Karina, nas rotinas do Saúde Inteligente é trabalhado  com os idosos os aspectos preventivos como hidroginástica, alongamento, fortalecimento muscular, caminhada monitorada, orientação multiprofissional em grupo, dinâmicas, orientações para uma alimentação adequada e equilibrada, técnicas de relaxamento e respiração, acompanhamento nutricional e oficinas que auxiliam a memorização e controle emocional.

“São ações que permitem à equipe multidisciplinar acompanhar o tratamento proposto pelo médico responsável, orientar sobre as necessidades específicas de cada cliente, avaliar e promover o acompanhamento nutricional e orientar para realização de atividade física mediante solicitação médica”, explica.

A ação de maior impacto para os beneficiários do Plano, entretanto, ocorreu no dia 25 de setembro, na área de lazer da Santa Casa, com a Oficina “A saúde em suas mãos”, que reuniu mais de 150 idosos. Aberto ao público, o evento contou com oficina orientada pela acupunturista Silvia Silvestrini e pela psicóloga  Letícia Usberti, além de atividades em parceira com a equipe Mary Kay, Drogal e Laboratório Abbott.

Os beneficiários do Plano também abrilhantaram o evento de Concurso de Dança de Salão, realizado no último dia 26 de Setembro, no Clube de Campo, em que os casais beneficiários Rosalva Maria dos Santos/Francisco Moura e Zenaide Pandolfi/ José Pandolfi estiveram entre os participantes.

No dia 02 de outubro foi a vez da beneficiária  Ana Maria Makluf, de 88 anos que recebeu justa homenagem pelo Dia Mundial do Idoso, na Câmara de Vereadores de Piracicaba.