Santa Casa de São Carlos conquista título no Programa Angels de atendimento ao AVC

Data: 08/08/2023

A Santa Casa de São Carlos (SP) foi classificada na Categoria Platinum do Programa Angels, uma iniciativa internacional que busca qualificar os centros de atendimento de Acidente Vascular Cerebral (AVC). A instituição é a única Santa Casa do Brasil a possuir a obter tal título de excelência.

Qualificação

O Programa Angels é uma iniciativa internacional da Boehringer Ingelheim que busca qualificar hospitais que já possuem estrutura para essa especialidade e para a implementação de novos centros. Participam da iniciativa mais de 150 hospitais no Brasil, além de outros 2,8 mil em todo o mundo. A nova classificação da Santa Casa ocorreu após a análise dos dados referentes aos meses de abril a junho deste ano, inseridos na plataforma internacional Registro de Qualidade de Atendimento AVC (RES-Q), que realiza a premiação dos centros de atendimento de AVC no país e no mundo.

Pugliesi, disse que no primeiro trimestre deste ano o hospital já foi premiado com a categoria Gold. “Nesse segundo trimestre, conseguimos melhorar ainda mais nossos indicadores. Esse é motivo de muito orgulho para toda a nossa região, e isso reflete os anos que temos empreendido para fazer um acolhimento adequado e rápido para o AVC”, afirmou. O provedor da Santa Casa, Antônio Valério Morillas Júnior, parabenizou toda a equipe médica e reforçou o compromisso do hospital em seguir o caminho do ensino e da pesquisa.

Agilidade no atendimento

Com mais de 130 casos desde o início do ano, a Santa Casa se destaca pela agilidade no atendimento de urgência ao AVC. O tempo de “porta-agulha” (TPA), que mede o intervalo entre a chegada do paciente no hospital e o início da administração do trombolítico, é de aproximadamente 20 minutos, superando padrões internacionais que estabelecem 60 minutos como referência.

O indicador que levou à progressão da categoria Gold para a Platinum foi o aumento significativo de pacientes a tempo para receber a medicação trombolítica, saltando de 8,3% para 17%. A dedicação da equipe foi decisiva para alcançar a excelência no tratamento do AVC, consolidando a instituição como referência na área. “Nos demais parâmetros, a Santa Casa tem todos os requisitos para o Diamond, ou seja, tem tudo que o mundo tem para oferecer de melhor no AVC. Só que infelizmente não conseguimos progredir por conta da quantidade de pacientes que chegam ao nosso hospital sem tempo hábil para receber a medicação”, afirmou Pugliesi.

Agilidade é essencial para minimizar sequelas e, em casos de AVC isquêmico, quando há entupimento de um vaso cerebral, o paciente tem até 4 horas e meia após o início dos sintomas para receber o trombolítico. Essa medicação de alta tecnologia dissolve os coágulos de sangue do cérebro, restabelece o fluxo sanguíneo e minimiza ou cancela as sequelas. No entanto, muitos pacientes chegam com mais de 4 horas e meia após o início dos sintomas, tornando impossível oferecer o tratamento a uma parcela significativa.

Unidade de AVC

Para reforçar o combate ao AVC, a Santa Casa em breve terá uma unidade com cinco leitos monitorizados dedicados ao tratamento dessa condição. Essa unidade irá contar com uma equipe médica e multiprofissional exclusiva para atender os pacientes, buscando reabilitar mais indivíduos e auxiliá-los no retorno à funcionalidade em suas atividades diárias.

Principais sintomas

O AVC acontece quando vasos que levam sangue ao cérebro entopem ou se rompem, provocando uma lesão cerebral que gera um sintoma de forma súbita. É uma doença que acomete mais os homens e é uma das principais causas de morte, incapacitação e internações em todo o mundo. Existem alguns sinais que o corpo dá que ajudam a reconhecer um Acidente Vascular Cerebral.

Os principais sinais de alerta para qualquer tipo de AVC são:

Fraqueza de um lado do corpo;
Alteração ou perda de visão;
Dificuldade para falar;
Desvio de rima labial (sorriso torto);
Desequilíbrio e tontura;
Alterações na sensibilidade;
Dores de cabeça fortes e persistentes;
Dificuldade para engolir.

Uma das formas de identificar um AVC é fazer o Teste SAMU:

Sorriso: peça para a pessoa sorrir e verifique se um lado do rosto não se mexe.
Abraço: verifique se a pessoa consegue elevar os dois braços como se fosse abraçar ou se um membro não se move.
Música: peça à pessoa para cantar uma música e veja se ela enrola as palavras.
Urgente: Caso os sintomas estejam presentes, chame uma ambulância ou vá a um pronto atendimento.

Lembre-se: no caso de sinais ou sintomas do AVC deve-se ligar imediatamente para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) 192 para ser atendido e referenciado para um centro especializado de combate ao AVC.