Santa Casa de Piracicaba abre exposição de fotos antigas

Iniciativa integra o programa alusivo aos 170 anos da Instituição e mantém viva a memória histórica da entidade

As 36 fotografias antigas, expostas no corredor principal da Santa Casa de Piracicaba, resgatando aspectos e momentos marcantes da história da Instituição a partir de 1.900, têm chamado a atenção de médicos, funcionários, visitantes e acompanhantes que passam pelo local.

A iniciativa integra a programação alusiva aos 170 anos da Santa Casa, fundada em 25 de dezembro de 1854, pelo comerciante José Pinto de Almeida, como forma de dotar a cidade de seu primeiro hospital, atendendo as necessidades da população, carente de assistência em saúde, à época.

As fotos expostas foram reunidas há 20 anos, por ocasião do sesquicentenário da Instituição, e têm como proposta contribuir para manter viva a memória histórica da entidade em seus primórdios.  O material foi cuidadosa e detalhadamente avaliado com apoio dos Cursos de Jornalismo e de História da UNIMEP, em ação coordenada pela Profª Valéria Alves Esteves Lima

Além de dispor de pessoal especializado para análise do material fotográfico para posterior organização de exposição iconográfica, a parceria com a universidade à época permitiu catalisar os recursos humanos necessários à liberação de bolsistas para conclusão do levantamento do acervo iconográfico da Santa Casa, através de controle quantitativo e identificação preliminar;  higienização e acondicionamento das imagens; seleção das imagens para a Exposição; edição e organização das imagens selecionadas e, por fim, montagem da exposição.

Algumas das imagens originais, a exemplo do lançamento da pedra fundamental do atual prédio da Santa Casa, em 7 de setembro de 1923; ou a atuação dos freis e irmãs franciscanas; são tão raras e antigas que foram delicadamente manuseadas com proteção de luvas de tecido, utilização de pó de borracha e pincéis de cerda macia para higienização das fotos e jaquetas de poliéster para acondicionamento das fotografias.

O local escolhido para abrir a exposição, que percorrerá outros setores do Hospital, foi o corredor principal da Instituição, cujos ladrilhos também têm sua história e importância, pois foram fabricados pela própria Santa Casa, a partir de 1927, como tentativa de reduzir os custos gigantescos assumidos para construção do complexo hospitalar que até hoje abriga a Irmandade na Avenida Independência.

Fonte: Divulgação Santa Casas de Piracicaba

Fotos: Imagens antigas chamam a atenção de quem passa pelo corredor principal da Instituição