A CIHT (Comissão Intra-Hospitalar de Transplante) da Santa Casa de Jahu realizou o procedimento de captação de múltiplos órgãos, entre eles um coração. Já é a terceira captação de coração, realizada pelo hospital. Além dele, foram captadas as córneas, o fígado e os rins, salvando assim, seis vidas.
A família do doador foi entrevistada e consentiu pela doação dos órgãos. Após a captação,o hospital contou com o apoio da Polícia Rodoviária para realizar a escolta do carro que transportava os órgãos até Botucatu. A Santa Casa agradece ao Sargento Piton e ao Cabo Kondo.
A CIHT, é composta por uma equipe de multiprofissionais, com currículo de vários cursos e treinamentos da área, sendo um médico, cinco enfermeiros e seis técnicos de enfermagem; tem por finalidade organizar, no âmbito da instituição, rotinas e protocolos que possibilitem o processo de doação de órgãos e tecidos para transplantes.
Doe órgãos e ajude a salvar vidas
O número de transplantes no Brasil vem aumentando a cada ano, mas o principal obstáculo para a efetivação da doação ainda é a recusa familiar – 44% das famílias não aceitam doar os órgãos dos parentes.
Para ser doador de órgãos, não é necessário nenhum documento escrito, tudo o que é preciso é a manifestação do desejo aos familiares. São os parentes do possível doador que irão consentir ou não a doação de órgãos. Por esse motivo é tão importante falar com os parentes sobre o assunto e os informar corretamente sobre o tema. A Santa Casa de Jahu mantém 24 horas uma equipe para que seja feita a captação de órgãos. Qualquer dúvida ligue (14) 3602.3296.