Sábado tem mutirão gratuito contra o diabetes no Santa Casa Saúde

Data: 10/11/2023

Plano oferecerá diversos serviços à população para o autocuidado e melhor controle da doença

 

Durante toda a manhã deste sábado, 11 de novembro, 50 especialistas da equipe multiprofissional do plano Santa Casa Saúde Piracicaba estará a postos, das 8h às 12 horas, para atendimento gratuito ao público interessado em passar pelos testes e exames que serão oferecidos para prevenir e controlar o diabetes.

O evento acontece no mezanino 1 do Santa Casa Saúde, à avenida Independência, 950, onde o Plano oferecerá serviços para aferição da pressão arterial, teste de glicemia, triagem e orientação para doença renal oculta, avaliação de risco para neuropatia diabética e podologia, orientação nutricional, avaliação para risco de queda da própria altura, oficina de insulinoterapia, orientações sobre atividade física, acupuntura auricular, quickmassage e avaliação de fundo de olho para prevenção da retinopatia.

De acordo com a médica Andreza Doretto, responsável técnica pelo Saúde Inteligente, uma em cada dez pessoas convive com a doença, embora 44% não saibam que tenham diabetes. “Daí a importância da prevenção, pois, muitas vezes, quando a pessoa se dá conta, a doença já está instalada”, disse revelando que o estágio de pré-diabete pode ser revertido por meio da tríade atividade física, boa alimentação e uso individualizado de medicações. “É preciso estar atento”, alertou.

O oftalmologista Anderson Quinelato, especialista em retina, reforça a importância do exame de fundo de olho para prevenção da retinopatia diabética, doença que pode causar cegueira em boa parte dos diabéticos que não se cuidam. “É uma doença que tem tratamento, mas o único modo de saber se ela existe é o diabético realizar esse exame uma vez por ano”, orientou.

Andreza Doretto falou também a respeito da necessária conscientização sobre a importância do conhecimento e cuidados em relação ao diabetes, doença crônica e silenciosa que atinge cada vez mais pessoas no mundo. “Com base no conhecimento, é possível tomar decisões mais assertivas no manejo e autocuidado do diabetes de forma a proporcionar a prevenção e o controle da doença para maior qualidade de vida dos que convivem com esta enfermidade”, afirmou.

Outro ponto importante é que as ações do mutirão permitirão identificar pessoas com diabetes e classificar seus riscos para que, por meio das alterações identificadas neste dia, elas possam ser orientadas adequadamente de forma a evitar maiores danos.

Foto- Atendimento ao público acontece das 8h às 12h, no mezanino 1 do Santa Casa Saúde, à avenida Independência 950