Reunião Extraordinária do Conselho Municipal de Saúde de SP

Na data de 07 de maio de 2015 o SIDHOSFIL através de seu Presidente compareceu na Secretária Municipal de Saúde do município de São Paulo, representando também a presidência da FEHOSP na Reunião Extraordinária do Conselho Municipal de Saúde- CMS.

O Sindhosfil, através de seu presidente Dr. Edison, declara ser fundamental o cumprimento dos Planos de trabalhos e que suas avaliações através de aditivos quando houver a necessidade de reavaliação do aumento dos custos, com o exemplo a questão dos reajustes de Convenções Coletivas. O Sindhosfil e a FEHOSP destaca a importante participação dos conselheiros municipais em especial os representantes do seguimento filantrópico o Sr. Renato Nogueira dos Santos e da Sra. Maria Jose.

Na oportunidade discutiu-se como pauta a questão dos repasses e a crise das entidades qualificadas como Organizações Sociais no município. Também esteve presente o presidente do Fórum da OSS Municipais o Dr. Proença e várias entidades representadas como CEJAN – SPDM – SECONCI – SANTA CASA SP – Associação Saúde da Família – Santa Casa de Santo Amaro – Hospital Einstein – Santa Marcelina e outras.

A discussão envolve a crise financeira das entidades quanto ao repasse insuficiente ao custeio dos planos de trabalhos necessários a gestão das unidades de saúde do município. O DR. Proença do Fórum das OSS ressalta a importância do CMS e da transparência orçamentarias e sugere que sejam feitas plenárias periódicas para discussão de temas importantes para a manutenção das politicas de saúde e do SUS. O Dr. Mario da SPDM relata as dificuldades de manutenção de profissionais pela falta de reajustes de valores advindos das Convenções Coletivas e atrasos de pagamentos.