Qualidade da Assistência do SUS em São Paulo e no País

No último dia 17 de setembro de 2015 ás 19hs na Camara Municipal de São Paulo foi realizada Audiência Pública da Comissão de Saúde, sobre o debate “Qualidade da Assistência do SUS em São Paulo e no País” na oportunidade esteve a mesa de discussão o presidente do SINDHOSFIL – Dr. Edison Ferreira da Silva, representando o Sindicato das Santas Casas e Entidades Filantrópicas. O debate contou com várias personalidades a convite do Ilmo. Vereador Gilberto Natalini e o Presidente da Comissão de Saúde Ilmo. Vereador Dr. Calvo, bem como representantes do Conselho Municipal de Saúde, várias entidades representativas de Classe, principalmente a Federação Nacional dos Médicos – FENAM que contou com todos os presidentes de Sindicatos dos Médicos do Brasil. Na condução dos trabalhos na mesa contou também além dos vereadores da Camara Municipal de São Paulo – Dr. Otto Moreira Baptista Presidente da FENAM – Dep. Federal Sinval Malheiros membro de Frente Parlamentar da Saúde – Dr. José Carlos Cury – AMB e CFM e o presidente do SINDHOSFIL.

O presidente do Sindhosfil, com base nos dados da CMB e da FEHOSP demonstrou a preocupação com as entidades filantrópicas na atual conjuntura politica e o descaso no repasse para custeio e manutenção de inúmeras entidades no Brasil. Destacou que em conjunto com a FEHOSP e a CMB foram e realizados vários atos a nível municipal, estadual e em Brasília demonstrando à população e a classe politica as questões de sobrevivência das entidades.

Destacou ainda a preocupação da sobrevivência dos SUS diante da despreocupação das autoridades governamentais que embora saibam das dificuldades das Santas Casas que propicia mais de 47% no atendimento da população, ainda não são ouvidas diante do déficit de R$ 9,8 bilhões. Demonstrado dados apurados pela CMB os quais foram apresentados no Senado Federal para que haja uma conscientização da sobrevivência destas entidades, que em vários munícipios são de fato único equipamento de saúde de prestação de serviços de saúde existente naquela cidade.