O Ministério da Saúde está desenvolvendo um protocolo nacional para tratar a Covid-19. A expectativa é que essas orientações sejam divulgadas até setembro deste ano.
Na sexta-feira (23), Carlos Carvalho, pneumologista e diretor da UTI respiratória do Instituto do Coração (InCor), detalhou à CNN Brasil os tipos de orientações da pasta que vão ajudar no enfrentamento da doença.
De acordo com Carvalho, uma linha de cuidados está sendo realizada para acompanhar o paciente desde o momento que está em casa e começa a ter sintomas até o período em que ele passa por atendimento hospitalar e retorna para a casa.
“Essa linha de cuidados foi do Ministério da Saúde. Assim que o novo ministro [Marcelo Queiroga] assumiu, ele pediu para que, junto com as sociedades médicas e os principais hospitais do país, — que cada estava fazendo as suas recomendações de maneira isolada — eu coordenasse uma junção de todos esses professores e pesquisadores para que o Ministério da Saúde tivesse uma orientação única que pudesse ser utilizada em todos os hospitais do SUS (Sistema Único de Saúde)”, explicou Carvalho.
Fonte: CNN Brasil