Prevenção do Câncer de Próstata

Devemos sempre estar atento as questões que envolvem a solidariedade humana e em especial o fato de estar presente no segmento da área de prestação de serviços de Saúde. Neste sentido o Sindicato das Santas de Misericórdia e Hospitais Filantrópicos do Estado de São Paulo – SINDHOSFIL/SP que abrange em sua base territorial 435 cidades no estado, preocupa-se com as questões do direito do trabalho e demais normativas sobre inúmeras clausulas normativas que envolve as negociações sindicais com 47 entidades de representações profissionais.

Além de pensar em ações voltadas para colaboradores das entidades filantrópicas, o Sindicato também desenvolve iniciativas de responsabilidade social e trabalha junto com o Instituto Oncoguia – desde 2010 estabeleceu uma parceria com o Instituto para ajudar na defesa de pessoas com câncer e, por isso, busca inserir em todas as Convenções Coletivas de Trabalho das Santas Casas e hospitais filantrópicos, uma cláusula de incentivo à detecção precoce do câncer de mama e próstata. Assim em maioria das Convenções firmadas está expresso a seguinte cláusula:

Os empregados acima de 40 anos terão direito à dispensa de pelo menos meio dia de trabalho por ano para realização do exame clínico de detecção precoce do câncer de próstata e os hospitais que tiverem a especialidade, oferecerão seus serviços para a realização do exame.

Para efeito de escala de trabalho, o empregado deverá comunicar a entidade empregadora, por escrito, a data da realização do exame, com antecedência mínima de 5 dias.

O direito à dispensa previsto nesta cláusula ficará condicionado à comprovação de que o exame foi realizado na data da dispensa, mediante apresentação de atestado médico, na forma da lei.

Por meio do diálogo, articulação política, ações sociais e garantia de direitos em convenções coletivas de trabalho, o SINDHOSFIL/SP apoia e realiza iniciativas que visam o aprimoramento do sistema de saúde e melhoria da qualidade de vida dos profissionais da área, além da população em geral.

Edison Ferreira da Silva – presidente do SINDHOSFIL/SP