Prefeitura assina ordem de serviço para construção de nova UBS

Data: 15/12/2022

A Prefeitura de São Paulo e a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) assinaram nesta quarta-feira (14) ordem de serviço para início das obras da Unidade Básica de Saúde (UBS) Parque Santo Antônio II, no Jardim São Luís, região do M’Boi Mirim. Essa é a décima ordem de serviço deste ano para a construção de novas UBS na capital, que atualmente possui 470 em funcionamento.

O território da Supervisão Técnica de Saúde (STS) M’Boi Mirim é composto pelos distritos administrativos do Jardim Ângela e Jardim São Luís. A região é coberta, em sua totalidade, pela Estratégia Saúde da Família (ESF), com 25 unidades nesse modelo.

“A assinatura para a construção de mais esse equipamento é o resultado do esforço da prefeitura, em parceria com o BID [Banco Interamericano de Desenvolvimento], para entregar uma unidade com todos os serviços que atenda a população do Jardim Luiz e venha a complementar os serviços já existentes na região. Agradeço ao prefeito Ricardo Nunes pelo empenho e preocupação com a saúde de São Paulo”, disse o secretário municipal da saúde, Luiz Carlos Zamarco.

A nova unidade deverá ter uma estrutura física com 44 salas, que vão desde o atendimento, consultas, sala de coleta de exames laboratoriais, emergência, sala de sutura, equipe multiprofissional a atendimento de assistência social, entre outras.

“Eu sou da área de educação e cultura e logo percebi que estamos aqui vizinhos à fábrica de cultura e acho que isso vai ser muito proveitoso porque todo mundo sabe que a educação cura e a saúde educa e as duas áreas precisam andar de mãos dadas, então vai ter muito intercâmbio aqui. Agradeço ao prefeito, em primeiro lugar, e a todos os seus assessores por essa unidade”, disse Renate Keller Ignácio, presidente da organização social Associação Comunitária Monte Azul.

“Gratidão por um trabalho, pela confiança, por tudo. Quando disserem não pra vocês, não arreguem, ao contrário, levantem. Está aqui, 19 anos depois a conquista de nós, conselheiros gestores, pra vocês”, disse emocionada a representante do Conselho Gestor do segmento usuário, Ana Lúcia Aragão.

Investimentos
A construção da unidade será realizada com recurso do BID, com previsão de mais de R$ 9 milhões e custeio mensal inicial de mais de R$ 1 milhão entre materiais de consumo, serviços terceirizados, manutenção, locação de equipamentos e recursos humanos.

A SMS ressalta que vem ampliando o investimento em novos equipamentos aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) da capital, por meio do programa Avança Saúde SP, em parceria com BID. Desde então, US$ 200 milhões foram destinados, em toda a capital, para construção e reformas de equipamentos como Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e UBSs. Ao longo de 2021 foram concluídas as reformas de 51 unidades e em 2022, 31. Até 2024, estão previstas mais 22 entregas, entre obras de reformas e novos equipamentos.

“A UBS Parque Santo Antônio é uma demanda de 19 anos da comunidade e vai ser uma das maiores da cidade, com capacidade de atendimento de 23 mil famílias que moram no entorno. Será uma obra de 9 milhões de investimento e 115 profissionais irão trabalhar aqui. A UBS contará com várias especialidades, inclusive dentista, fonoaudiólogo, psicólogo e o mais importante, as equipes de Saúde da Família que vão nas residências fazer a ação preventiva. A previsão de inauguração é junho de 2024. Portanto um grande avanço na área da saúde, onde a gente vai melhorando a qualidade de atendimento”, declarou o prefeito Ricardo Nunes.

Fonte: Prefeitura de São Paulo