Prazo de adesão ao eSocial é ampliado para micro e pequenas empresas

As micro e pequenas empresas optantes do Simples Nacional, com faturamento anual de até R$ 4,8 milhões, ganharam um prazo maior para aderirem ao Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (eSocial).

Na última sexta-feira (5), foi publicado no Diário Oficial da União um novo cronograma de adesão, pelo qual essas empresas só estarão obrigadas a prestar informações a partir de janeiro de 2019.

O eSocial é uma plataforma que unifica eletronicamente as informações que as empresas têm de prestar ao fisco sobre seus empregados e substituirá até 15 processos diferentes de prestação de informações ao governo, como o Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) e o Rais (Relação Anual de Informações Sociais).

O prazo para micro e pequenas empresas aderirem ao eSocial, que se encerraria inicialmente em julho, havia sido prorrogado para novembro.

Fonte: Folha de S. Paulo