O presidente do Sindhosfil esteve presente na posse da Frente Parlamentar de Apoio às Santas Casas e Hospitais Filantrópicos que iniciou, oficialmente, seus trabalhos nessa terça-feira (24), com a participação de quase 60 deputados, a CMB, representantes do Ministério da Saúde, da Caixa Econômica Federal e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
O presidente da Frente, deputado Antônio Brito (PTB-BA), que também é o presidente da CSSF, abriu as apresentações sobre a linha de crédito do BNDES, voltado para o Setor Filantrópico. A Caixa Econômica Federal informou que passará a operar, a partir do dia 6 de abril, a linha de crédito BNDES-Saúde. O pagamento será feito em dez anos, com carência de seis meses e taxa anual de 14,5%
O presidente da CMB, Edson Rogatti, reivindicou a negociação de melhores taxas para atender os hospitais. Os parlamentares voltaram a questionar a ausência de ajustes na tabela SUS e o subfinanciamento.
Agenda
A Frente Parlamentar aprovou sua agenda para o próximo quadriênio (2015 a 2018), com base na pauta do Setor Filantrópico apresentada pela CMB, destacando a ampliação do IAC para atingir 100%; a criação de Incentivo para custeio da Alta Complexidade em no mínimo 20%; ampliação do IAC cumulativo para hospitais de ensino para 20%; e a ampliação do PROSUS visando atingir dívidas financeiras; a criação de linha de recursos aos moldes do REFORSUS; e a reabertura da primeira etapa do PROSUS, permitindo novas adesões.
Fonte: CMB