Por que adotar ESG na Saúde?

Data: 13/09/2023

Iniciativa contribui para a construção de legado e viabilidade financeira das instituições

O entendimento de que as empresas são partes de ecossistemas complexos e que, por isso, devem estar atentas e contribuir positivamente com o meio-ambiente, questões sociais e boa governança dos negócios norteia o desenvolvimento das políticas de ESG (meio-ambiente, social e governança, na sigla em inglês).

Mais do que isso, transparência e responsabilidade são atributos de marca exigidos pelos consumidores de hoje. A geração de negócios caminha lado a lado com o engajamento em temas de grande impacto para os cidadãos, como mostra a pesquisa Blueprint for Responsible Investment, das Organizações das Nações Unidas (ONU). Em uma análise de mais de dois mil estudos acadêmicos desde 1970, a relação positiva entre desempenho ESG e retorno financeiro ficou evidente em 63% dos casos.

Na Saúde, não é diferente. Embora muito ligado à filantropia, o setor ainda tem espaço para aprimorar suas práticas na redução do impacto ambiental, em políticas de diversidade e inclusão, e, sobretudo, tornar a gestão ainda mais profissional e transparente.

O ESG mostra que essas preocupações devem extrapolar as áreas de marketing e de Recursos Humanos. A busca por lucro continua, mas agora aliada ao cuidado com as pessoas e o futuro do planeta, seguindo, por exemplo, as diretrizes da Agenda 2030, da Organização das Nações Unidas (ONU).

Nesse e-Book, você vai entender melhor o atual impacto das empresas de saúde em cada pilar da estratégia ESG e saber como começar a implementar essas práticas em sua instituição.

Os argumentos para começar a pensar em sua estratégia ESG na Saúde
O peso do setor no meio ambiente e os benefícios financeiros de aderir a práticas mais sustentáveis
O impacto das políticas de Diversidade e Inclusão na representatividade de colaboradores e clientes e no estímulo à inovação
A importância da Governança em Saúde para que a gestão se torne mais transparente, eficiente e com menos riscos financeiros e jurídicos.

Fonte: Saúde Business