O terceiro dia do III Seminário das OSS tem como tema principal a Gestão de Qualidade em instituições

Data: 23/06/2023

No terceiro dia do III Seminário das OSS, o tema abordado foi a Gestão de Qualidade e seus Benefícios para Atenção Primária (ONA), na mesa de discurso estavam presentes Fernanda Fuscaldi, do Centro de Estudos e Pesquisas “Dr. João Amorim” (CEJAM) e Michel Marciano, da Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM). O debate foi conduzido pelo presidente do SINDHOSFIL/SP, Edison Ferreira da Silva.
Inicialmente, Fernanda comenta sobre a gestão de qualidade e relata que instituições de pequeno porte devem adotar um setor que reforce a qualidade ao paciente. Ela também ressalta que vários outros sub-fatores colaboram para uma boa gestão de qualidade, como a segurança do paciente.

Em sua fala, Fernanda levanta a questão de atendimento à população, sempre prestando bons atendimentos e analisando o lado do paciente, e enfatiza a segurança do trabalho, relatando qual a importância de ter bons equipamentos regulamentados.

Michel, por sua vez, ressalta que o desenvolvimento da gestão da qualidade depende de vários fatores e quando unificados, funcionam de forma fluida. Michael também fala do envolvimento da equipe de forma multidisciplinar, pois a qualidade não pertence apenas a uma pessoa.

O presidente do SINDHOSFIL/SP complementa dizendo que para uma boa gestão de qualidade há toda uma organização de trabalho por trás de tudo e que o certificado é apenas a certeza que há um excelente trabalho.

O III Seminário das Organizações Sociais de Saúde acontecerá até o dia 23 de junho de 2023, através da plataforma EAD do SINDHOSFIL/SP.