Nova Emergência do Hospital São Vicente de Paulo aumenta em 80% sua capacidade de atendimento e internação

Modernidade, conforto e processos mais bem desenhados, assim é a nova Emergência do Hospital São Vicente de Paulo (HSVP-RJ), que conta com estrutura repaginada para favorecer a aproximação do paciente com a enfermagem e o corpo clínico, o que contribui para um olhar diferenciado, focado na prestação de um cuidado humanizado. “Criamos um ambiente mais acolhedor para quem nos procura em um momento de fragilidade. Queremos que sintam que aqui todos estamos empenhados em restabelecer a sua saúde”, frisa a Irmã Aparecida Cirico, diretora geral do HSVP.

A preocupação em ter o paciente no centro da atenção foi a principal guia no desenvolvimento da nova estrutura, conta a coordenadora de Atendimento, Jullyana Mezabarba. “Temos capacidade para acomodar cerca de 54 pessoas, um número 80% maior do que tínhamos na estrutura anterior. Contamos ainda com áreas mais bem divididas para acolher os pacientes que chegam, os que já fizeram a admissão e aguardam a triagem, aqueles que são encaminhados para os diferentes consultórios e os que precisam de atendimento de urgência e internação. Essa organização contribui para dar mais segurança aos pacientes e, também, para as equipes de assistência”, reforça.

O projeto da nova Emergência conta com fluxos bem definidos de transferência dos pacientes de uma área para outra e ainda permite o isolamento de um determinado ambiente, com entrada e saída exclusivas. “A experiência que tivemos durante a pandemia da Covid-19 mostrou como é importante ter espaços que possam ser isolados, para preservar um ambiente livre de contágio e garantir a segurança de equipes e de pacientes que estejam buscando atendimento por outras doenças que não as infectocontagiosas”, concluí Camila de Parma, supervisora da Enfermagem da Emergência.