Na manhã desta segunda-feira (16), dezenas de pessoas se credenciam para o 7ºConSindhosfil, que trará como tema “Gestão de Pessoas em novos tempos: transformações digitais e comportamentais”.
No primeiro período, ocorreu o Fórum do SESMT, tendo como coordenador de mesa, Genivaldo Pereira, a primeira palestra abordou sobre: “Periculosidade por inflamáveis em geradores- Impacto dos processos trabalhistas”, a palestra foi conduzida pelo Profº Jurandir Leodoro Junior, engenheiro de segurança do trabalho do Hospital SEPACO.
Em sua fala, ele enfatiza que os hospitais precisam propor medidas para que a bacia de segurança tenha um nível de segurança maior do que o previsto em legislação, e impor medidas de segurança para as instituições.
Logo em seguida, o Profº Márcio Pereira de Barros, CEO da Executiva Outsourcing trouxe à tona o debate sobre: “SESMT- Gestão de terceiros”.
O especialista também abordou sobre qualificação técnica, análise financeira, segurança e medicina, qualidade. Ele relatou que o Gerenciamento de Riscos Ocupacionais- GRO é o conjunto de ações coordenadas de prevenção que têm por objetivo garantir aos trabalhadores condições e ambientes de trabalho.
O Fórum Jurídico teve início com Márcio Gomes CEO da Seguros4VC e RC4VC, ele abordou o sobre: “A importância do seguro do profissional”.
Inicialmente, ele abordou sobre a responsabilidade civil, que é toda ação ou omissão que gera violação de uma norma jurídica legal ou contratual. A responsabilidade civil é a obrigação de indenizar por algum erro ou omissão na prestação dos serviços profissionais
A segunda palestra do Fórum Jurídico contou com a participação do Dr. João Alberto Alves Machado, Desembargador do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região. O coordenador responsável pela mesa foi o Dr. Galdilei Arnone.
O especialista iniciou a sua fala relatando um pouco sobre o cenário de greve em nosso país e quais profissionais estão retidos de manifestar greve. A LEI Nº 7.783, é a Lei que dispõe ao cidadão o direito de greve, regulamenta o direito tanto de empregadores quanto de colaboradores.
O Fórum de recursos humanos conta como coordenadora de mesa Fabiola Parisi Fuim, a palestra “Repercussões do eSocial na nova realidade do Recursos Humanos” conduzida pelo Profº Odair Rocha Fantoni, consultor do eSocial da ABF educação.
Inicialmente, ele abordou sobre as novidades nos processos trabalhistas, ele citou
a regularidade das informações cadastrais e contratuais relativas ao vínculo, as bases de cálculos para recolhimento de FGTS e da contribuição previdenciária do RGPS.
A última palestra do dia foi apresentada por Endrigo Abrantes Duarte, ele retratou sobre “gestão de quadro de pessoal”.
Inicialmente, ele abordou sobre a problemática da gestão do quadro de pessoal, expondo o custo de mão-de-obra, que representa mais de 40% do custo operacional. O passivo trabalhista representa em média 1,6% da folha salarial anual. Absenteísmo, representa em média 8% do planejamento mensal de equipe. Turnover representa em média 26% do quadro de pessoal anualmente.