Ministério da Saúde planeja ampliar parcerias entre setor público e privado

Data: 05/06/2023

O Ministério da Saúde estuda maneiras de expandir as Parcerias de Desenvolvimento Produtivo (PDPs) para outros estados além do Sul e Sudeste. A informação foi divulgada durante uma audiência pública realizada na manhã desta terça-feira (30/5) na Câmara dos Deputados pelo Secretário de Ciência, Tecnologia, Inovação e Complexo da Saúde da pasta, Carlos Gadelha.

“Se identificarmos que não temos empresas no Norte, por exemplo, uma das possibilidades seria buscar instituições de ciência e tecnologia para realizar uma PDP, ou um processo conjunto de inovação. É algo que avaliamos com cuidado no momento”, afirmou.

O governo aposta na colaboração entre setor público e privado, por meio das PDPs, para financiar o complexo industrial da saúde. Nesse sentido, o representante da pasta também adiantou que o Ministério da Saúde levará em consideração algumas prioridades para estabelecer as parcerias, como regras de profissionalização da gestão e compliance. O objetivo do secretário é apresentar novidades quanto ao tema nos próximos meses.

“Planejamos o prazo de um mês e meio, no máximo dois, para divulgar uma lista com parceiros e de produtos estratégicos. Queremos caminhar pensando em explorar todo o território brasileiro, além de realizar parcerias com outros países”, disse Gadelha.