A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) atingiu a marca de 363 serviços em saúde capacitados para a utilização da Central de Intermediação em Libras (CIL) em junho deste ano. A CIL é um serviço que realiza a mediação na comunicação e atendimento de pessoas com deficiência auditiva em órgãos e equipamentos públicos na cidade de São Paulo.
Coordenada pela Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED), a CIL permite que a pessoa com deficiência auditiva, que antes precisava levar um acompanhante para se comunicar, seja atendida em libras, a língua brasileira de sinais, por videoconferência. O intérprete de libras fica localizado na central de atendimento e faz a intermediação entre o munícipe e o profissional da unidade.
O serviço está disponível em locais como Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Assistências Médicas Ambulatoriais (AMAs), Unidades de Ponto Atendimento (UPAs), Centros Especializados em Reabilitação (CERs) e hospitais. Em 2018 e 2019, 45 serviços de saúde foram capacitados para utilizar a CIL; em 2020, foram 97, em 2021 e 2022 foram 19, e em 2023, até o dia 22 de junho, outras 202 unidades.
“A CIL é uma ferramenta importante para oferecermos acessibilidade a um público que, de outra forma, teria dificuldade para se comunicar. Por meio de um equipamento simples, um tablet, os profissionais de qualquer setor podem fazer a tradução em libras de orientações, questionamentos e instruções, por um lado, e ter a verbalização das questões colocadas pelos usuários do serviço, por outro”, comenta Denis Monteiro Leite, gestor da UBS República, que atende em média 1.500 pessoas por dia, tendo como característica a grande diversidade de perfis que circulam pelo centro da cidade. A unidade utiliza a CIL desde 2019.
Atendimento online
Além da intermediação pelo intérprete, os munícipes com deficiência auditiva podem fazer download do aplicativo CIL–SMPED, disponível gratuitamente para celulares e tablets Android ou iOS, além de computadores, via website. Quando acionado, o CIL–SMPED faz a mediação entre as pessoas com deficiência auditiva e ouvintes.
Além disso, o app oferece outros serviços, como acesso a centrais de emergência (Polícia 190, Samu 192, Bombeiros 193), segurança (Delegacia de Polícia da Pessoa com Deficiência, Central de Atendimento à Mulher 180, Disque Denúncia, Disque 100 Direitos Humanos) e ao SP156, à Fundação Procon (Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor) e ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
Navegação patrocinada
A Prefeitura de São Paulo possui ainda um contrato de navegação patrocinada com as maiores operadoras de telefonia para o uso do CIL-SMPED. A iniciativa é inédita no Brasil e, a partir dela, usuários e servidores públicos municipais não precisam utilizar seus pacotes de dados para o uso do aplicativo. Além de atender à demanda de pessoas surdas, a iniciativa também permite aos servidores públicos municipais baixar o CIL-SMPED em seus smartphones e usá-lo quando tiverem que atender um munícipe que só se comunique em libras.
Sites acessíveis em libras
O portal da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), da mesma forma que os demais sites de secretarias do município, garante acessibilidade para incluir pessoas com deficiências no uso de produtos, serviços e informações, seguindo padrões internacionais como o World Content Accessibility Guide (WCAG) e o Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico (e-MAG) estabelecido pelo Governo Federal em 2007. Isso inclui acessibilidade a pessoas com deficiência auditiva, o que significa que todas as páginas possuem um tradutor virtual de libras. Os avatares intérpretes Hugo e Maya já realizaram mais de 40 milhões de traduções para libras, de acordo com a SMPED.