A Santa Casa de Piracicaba recebeu o segundo lote contendo mil máscaras de tecidos doadas pela Louis Belafre Camisaria. As máscaras foram feitas com retalhos das camisas confeccionadas pela empresa e entregues à Instituição em 21 de março, pelo proprietário Kalu Bérgamo.
“A iniciativa conta com apoio das diretoras da camisaria, Camila e Tatiana Bérgamo, e marca o compromisso social da empresa com a sociedade na qual está inserida.”, disse o empresário.
Ele foi recebido pelo vice-provedor Alexandre Valvano Neto, pela administradora Vanda Petean, pelo diretor técnico Ruy Nogueira e pelo assessor de assuntos institucionais, Marcos Andrade. “Toda doação é sempre muito bem-vinda, principalmente, nesta fase de cuidado ainda mais intenso com a saúde.”, disse o vice-provedor ao agradecer o apoio. “Isso é sinal de reconhecimento e respeito pela Instituição, o que muito nos honra.”, considerou.
Segundo Vanda, as máscaras serão utilizadas por acompanhantes e pacientes das unidades de Nefrologia (hemodiálise) e Oncologia do Hospital. “São setores para os quais os pacientes se dirigem sempre acompanhados, devido aos cuidados necessários em decorrência da doença; de forma que o fluxo de pessoas é bastante grande e o cuidado precisa, necessariamente, ser ainda mais intenso.”, disse a administradora.
Ela lembra que o Cecan- Centro do Câncer da Santa Casa, mantém um fluxo diário estimado em 350 pessoas, entre pacientes e acompanhantes; e a Hemodiálise, 250 pessoas em média.
A enfermeira, Fernanda Rosa, da CCIH- Comissão de Infecção Hospitalar, alerta para o cuidado com a manutenção dessas máscaras. “Elas devem ser trocadas sempre que apresentar algum tipo de sujidade e umidade.”, orientou. Para lavar, basta deixar a máscara de molho por 30 minutos em sabão, ensaboar e enxaguar bem e, depois, deixar secar ao sol.