Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Marília comemora 89 anos

A Santa Casa de Misericórdia de Marília, filiado do SINDHOSFIL/SP, comemora 89 anos neste dia 22 de abril. Importante prestador de serviços de saúde em média e alta complexidades, o hospital é referência para 62 municípios ligados ao DRS IX (Departamento Regional de Saúde).

“A direção da Santa Casa de Marília não tem medido esforços para desempenhar o seu papel primando sempre pela qualidade. A transparência dos nossos atos é muito importante para termos o reconhecimento da sociedade ao nosso trabalho, pautado pela seriedade e comprometimento com a evolução permanente do hospital”, ressaltou o provedor da instituição, Milton Tédde.

Fundada por Bento de Abreu Sampaio Vidal, a Santa Casa de Marília recebeu do seu criador a Irmandade, que até os dias de hoje cuida deste patrimônio iniciado em 1929, através de sua Diretoria, Conselhos de Administração e Fiscal, juntamente com os seus mais de 1 mil funcionários.

“Prestamos contas de tudo o que recebemos, sejam recursos do governo federal, através de emendas parlamentares, do governo estadual, do governo municipal ou de doações da sociedade civil organizada”, mencionou Tédde.

Em fevereiro deste ano, a Santa Casa de Marília recebeu a visita do então ministro da Saúde Ricardo Barros, que conheceu a estrutura de atendimento, que totaliza mais de 70% de seus procedimentos realizados através do SUS (Sistema Único de Saúde).

Na oportunidade, o ministro anunciou a inclusão da Santa Casa de Marília no Plano de Expansão da Radioterapia do Governo Federal. Com isso, a unidade hospitalar passará a ter o serviço que completará o atendimento de oncologia, que já realiza grande quantidade de consultas médicas, cirurgias e sessões de quimioterapia. O novo espaço terá a construção de casamata, aquisição e implantação de equipamento acelerador linear para procedimentos radioterápicos.

Fazendo parte dos investimentos para garantir um atendimento humanizado, programa que capacita o cuidador para pacientes que recebem alta hospitalar foi implantado e premiado com o 1o lugar no eixo “Qualificação da Gestão” do 1º Fórum Somos SUStentáveis da Fehosp (Federação das Santas Casas e Hospitais Beneficentes do Estado de São Paulo), realizado no Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo, no dia 12 de março.

Com a ajuda do empresariado mariliense, vem sendo promovida a reforma de 56 apartamentos das Alas E e F da Santa Casa de Marília. Os parceiros do hospital neste projeto acompanham todo o processo e a direção faz questão de prestar contas de tudo o que é realizado.

Outra conquista importante é a implantação do ambulatório de especialidades no prédio do antigo Educandário. No anexo hospitalar, vão funcionar consultório dentário para as crianças em tratamento de câncer, contando com recursos da campanha McDia Feliz; o Laboratório de Treinamento para Práticas Oncológicas, com verba do Pronon (Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica) do Ministério da Saúde; e o Ambulatório de Tabagismo que já funciona com grande sucesso no prédio do nosso hospital, sendo referência para a região de Marília.