Intermidia alerta “onda” de Ciberataques

Infelizmente temos tido uma onda de Ciberataques pelo mundo inteiro, e isto chegou também ao Brasil, é necessário tomarmos bastante cuidado. Nos últimos dias empresas de diversos tamanhos, espalhadas por mais de 74 países, foram alvos de ataques que possuíam como objetivo sequestrar dados em troca de bitcoins (moeda digital).

Na referida modalidade de crime digital são utilizados programas maliciosos, popularmente conhecidos por Ransomware, para criptografar todos os arquivos da vítima e posteriormente solicitar um resgate para tornar os dados acessíveis novamente. Esses ataques podem ser de pequenos vírus, até o sequestro de todas as informações da rede.

Nós da Intermidia, estamos trabalhando arduamente para protegê-lo. No entanto o criminoso está sempre um passo a nossa frente, pois é ele quem cria o vírus, de modo a nos deixar sempre um passo à trás.
Pensando nisso separamos uma serie de valiosas dicas, de forma a se evitar a infecção por esta ameaça de escala mundial.

DICAS PARA EVITAR A CONTAMINAÇÃO

A conscientização do usuário. É de extrema importância que ele tenha cuidado ao receber e-mails e clicar para fazer qualquer tipo de Download, verifiquem bem quem enviou, e se de fato você esta esperando algo do tipo, pois a principal forma de receber este ataque, é através do recebimento de e-mails. É necessário tomar cuidado ao visitar qualquer site, principalmente os que sejam para qualquer tipo de Download.

Não execute nenhum aplicativo ou plug-in baixado da Internet sem a orientação de um técnico. É muito comum precisarmos de um programa para alguma tarefa especifica e procuramos na internet. Entretanto, tal prática pode ser extremamente perigosa visto que é muito provável que alguns dos resultados obtidos meio do Google ou outro buscador direcionem para um site malicioso. Dessa forma sempre procure ajuda de um técnico para instalação de programas e plug-ins.

Evite conectar seus dispositivos móveis (notebooks, smartphones e tablets) em redes públicas desprotegidas. Conectar seu dispositivo móvel em uma rede sem fio pública e desprotegida é um grande risco, visto que alguém mal-intencionado poderá se conectar a essa rede e explorar alguma vulnerabilidade do seu dispositivo.

Cuidados com a navegação na internet. É muito importante tomar cuidado ao acessar sites desconhecidos na internet ou mesmo clicar em links presentes em redes sociais (Facebook, Instagram, Twitter, etc), pois podem representar grandes riscos a sua segurança digital.
Fique atento as mensagens do seu antivírus. Caso surja na tela alguma mensagem indicando que uma ameaça foi identificada ou que seu antivírus se encontra desativado, comunique imediatamente nossa equipe de suporte para que o caso seja avaliado.

Manter as máquinas e servidores totalmente atualizados. É de extrema importância que as maquinas estejam totalmente atualizadas. Quando receber aquelas mensagens de que o “Windows vai ser atualizado, não desligue o computador”, caso esteja indo embora, é só desligar o monitor e ir tranquilamente, pois a maquina ira desligar sozinha.

E o mais importante, manter sempre o seu Backup atualizado, o backup é uma peça chave para que sua rede não se perca caso seja infectada por vírus, através dele será possível voltar sua informações, ainda que isso leve tempo e trabalho, esse procedimento vai evitar que você perca seus dados para sempre.

Fonte: Intermidia