Inovação é sobre pessoas: entenda e aproveite o potencial humano na era digital

A inovação é reconhecida atualmente como motor do crescimento econômico. Por meio dela, organizações podem adquirir vantagens competitivas significativas, o que permite não apenas sobreviver, mas também prosperar em mercados cada vez mais disputados, como apontam dados da pesquisa “KPMG Global Tech Report 2023”, realizada pela KPMG com 2.100 executivos em todo o mundo: empresas comprometidas com a inovação e que investem em tecnologias registraram crescimento médio de 11% nos últimos dois anos.

Portanto, as companhias que focam seus esforços nessa pauta frequentemente observam melhorias não apenas em produtos e serviços, mas também na gestão e nos processos internos, o que leva a um aumento de eficiência e receita, e até mesmo redução de custos.

Porém, ao considerá-la como um diferencial competitivo, é essencial compreender que as pessoas são a base para qualquer processo inovador bem-sucedido. Em um mundo cada vez mais digital, é fácil esquecer que toda inovação depende de uma mente humana por trás, trazendo suas experiências, habilidades e visões únicas – componentes fundamentais para a identificação de novas oportunidades e soluções criativas.

Dessa forma, o investimento em capital humano é extremamente importante para que a inovação aconteça de forma sólida e contínua, e a alavancagem de talentos e o exercício de uma liderança voltada para essa agenda são elementos-chave nesse processo. O desenvolvimento dos times deve ser tido como prioridade se o foco da companhia for sustentar verdadeiramente essa cultura.

Colaboradores que têm acesso a programas de capacitação e aprendizado contínuo estão mais aptos a contribuir com ideias criativas e soluções inovadoras, e a promoção de ambientes que incentivam o compartilhamento de conhecimento entre equipes reforça o alicerce para o crescimento sustentável e a inovação dentro das organizações.

Nesse cenário, os líderes desempenham um papel central na moldagem de uma cultura que valoriza a inovação. Além de inspirar os times, servindo de exemplo positivo, eles proporcionam as condições necessárias para que a criatividade floresça por meio de iniciativas como a escuta ativa e o encorajamento da participação dos colaboradores em processos decisórios – pontos essenciais para fomentar um local onde a busca pelo novo é vista como um objetivo comum, impulsionando a empresa para frente.

Visto que o processo de inovação é, essencialmente, um sistema estruturado que procura transformar ideias em produtos, serviços ou metodologias que agreguem valor ao negócio, é preciso estabelecer estratégias claras e assertivas para que gestores e equipes possam navegar com eficiência pelas complexidades do mercado em constante evolução.

Ainda que exista em algumas organizações uma certa resistência às mudanças e ao entendimento de que é preciso aproveitar e dar valor ao potencial humano, apenas em ambientes que compreendem esse fato e valorizam a criatividade e o aprendizado contínuo é possível promover uma cultura de inovação positiva, sustentável e assertiva. Quando investimos no crescimento pessoal e profissional das pessoas, alimentamos um ciclo que transforma não só empresas, mas a sociedade como um todo. Pense nisso!

*Gustavo Caetano é fundador da Samba, especialista em soluções digitais simples, inteligentes e eficazes que impactam significativamente os resultados, proporcionam vantagens competitivas e perpetuam com maturidade os clientes no mercado. É um dos colunistas do RH Pra Você. O conteúdo dessa coluna representa a opinião do colunista. Foto: Divulgação. 

 

Fonte: RH Pra Você