Os hospitais precisam estar atentos as tecnologias e em especial o avanço da sofisticação de equipamentos médicos com esmera tecnologia diante da precisão de resultados de diagnóstico de doenças e de auxílio nas prestações de serviços de saúde. Assim a importância de identificar procedimentos de Engenharia Clinica há exigências legais previstas na Portaria 485/05 denominada NR 32 que requer observações importantes na manutenção de máquinas e equipamentos, capacitação e assistência técnica.
Os técnicos de eletrônicas são atualmente profissionais importantes no contexto destas imposições de segurança e saúde do trabalhador. Determina o item 32.9.1 da NR 32 que os trabalhadores que realizam a manutenção de máquinas e equipamentos devem receber, além do treinamento específico, a capacitação que aborde princípios de higiene pessoal, riscos biológicos (precauções universais) físico e químico, sinalização, rotulagem preventiva, tipos de EPC e EPI, acessibilidade e seu uso correto.
A Portaria NR 32 ainda requer que as empresas que prestam assistência técnica e manutenção nas máquinas e equipamentos dos estabelecimentos de serviços de saúde devem proceder à capacitação de seus trabalhadores para que também tenham conhecimento dos princípios de manutenções e capacitação dos profissionais.
Edison Ferreira da Silva – presidente do SINDHOSFIL/SP