Alerta sobre Burnout e automação na saúde são temas de palestras do SINDHOSFIL/SP

No dia 14 de abril de 2022, com início às 9h, o SINDHOSFIL/SP realizou o II Seminário Multidisciplinar, composto por 4 palestras com temas fundamentais para o desempenho e qualidade nos serviços de saúde, para o enriquecimento das atribuições e desempenho profissional.

O Seminário iniciou com uma apresentação do Dr. Edison Ferreira da Silva, presidente do Sindicato de Santas Casas de Misericórdia e Hospitais Filantrópicos de São Paulo (SINDHOSFIL/SP), e em seguida iniciou-se a primeira palestra com o tema “Síndrome de Burnout”, com apresentação do Dr. Júlio César, psicoterapeuta e consultor que explicou o que é, como identificar e como lidar com o Burnout, uma doença estudada desde 1974 que se tornou ocupacional.

O Dr. Júlio César afirmou que devemos enxergar os hospitais de forma humana e respeitosa aos profissionais e suas saúdes mentais ao dizer que a Santa Casa não é só prédio, departamentos, centro cirúrgico; existe isso, mas vai além, pois é um lugar feito de pessoas que atendem pessoas.” O presidente enfatizou o fato de que hoje esse assunto não é muito bem conhecido pelas pessoas e que muitas pessoas são afastadas de seus empregos por depressão e a palestra foi finalizada com uma série de perguntas feitas por participantes através do WhatsApp.

A segunda palestra foi apresentada pelo Profº Cláudio Teixeira da BPA Technologies, que falou sobre A Importância da Automação nos Processos. Ele explicou sobre a RPA e a mostrou um estudo que diz que em 2030, 14% das pessoas no planeta deverão procurar outra atividade para fazer, pois a maior parte não será mais um trabalho braçal. Por fim, foram respondidas perguntas de internautas.