II Seminário das OSS discute importância da comunicação nas organizações sociais de saúde

Data: 22/06/2022

Nesta quarta-feira (22), o II Seminário de Organizações Sociais de Saúde do SINDHOSFIL/SP trouxe para debate o tema “A importância da comunicação estratégica nas organizações sociais”. O presidente do Sindicato, Edison Ferreira, recebeu os convidados Marco Aurélio Salera de Castro, do SECONCI-SP (Serviço Social da Construção Civil do Estado de São Paulo), e Renata Franco, da Trilha Coaching & Consultoria.
Para dar início à conversa, o presidente do SINDHOSFIL/SP destacou que as organizações sociais são entidades filantrópicas, sejam Santas Casas ou hospitais beneficentes, que têm a possibilidade de obter essa qualificação jurídica para ser uma organização social. É possível, a partir disso, administrar desde uma equipe de associação da família (Unidades Básicas de Saúde – UBS, ambulatórios), até hospitais.
“Procuramos dentro desta jornada, destacar temas importantes para também os já atuantes na área”, frisou.
O tema discutido neste terceiro dia de Seminário é fundamental para entender quais as dificuldades para obter o engajamento da população. A gestão de comunicação é um aspecto fundamental para que haja um clima organizacional importante dentro da organização e para que as pessoas estejam engajadas no serviço de prestação de saúde.
Abrindo a discussão, Marco argumenta que a comunicação é algo que torna comum a todos e que, desde crianças, já somos modulados a trabalhar estratégias para ela. “O que eu comunico e como comunico para atingir determinado objetivo? Quando uma organização social quer se colocar ao mercado, ela deve priorizar estratégias de comunicação, levantando questões como “qual é meu papel? Qual o meu propósito, que tipo de serviço presto?” etc.
Em seguida, Renata fala sobre a Comunicação Não-Violenta (CNV) e explica que foi criada por um psicólogo que foi até um campo de guerra para entender porque as pessoas são tão violentas. É um método que aprimora as relações de forma saudável no diálogo e dentro das organizações de saúde. É importante para reforçar a empatia, o cuidado de olhar para o outro com humanidade e o sentimentalismo.
Durante o evento, os convidados responderam perguntas enviadas pelos participantes, por meio do site do Sindicato. No último dia (23/06), o II Seminário das Organizações Sociais de Saúde discutirá o tema “Contrato de Gestão e Reposição de Vagas”.