II Seminário das Organizações Sociais de Saúde tem início nesta segunda-feira (20)

Data: 21/06/2022

O SINDHOSFIL/SP deu início, nesta segunda-feira (20), ao II Seminário das Organizações Sociais de Saúde, realizado em formato online, via plataforma de cursos em EAD do Sindicato. Na primeira discussão, o presidente do SINDHOSFIL/SP, Edison Ferreira, recebeu Wagner Aparecido Reis, do CEJAM (Centro de Estudos e Pesquisas João Amorim), e Josué Vitor Ribeiro, da Associação Saúde da Família, para discutirem sobre ‘’Liderança e Gestão de Pessoas’’.
O presidente introduziu o debate dando um panorama sobre a liderança e gestão de pessoas de um modo geral e não apenas dentro do hospital. Em seguida, Wagner explica que no CEJAM, a equipe lida com estratégias de saúde da família (UBS, AMAS) e hospitais. A ideia do Centro é trabalhar em massa com a estratégia e a prevenção, para evitar que o segurado precise ir até o hospital. Ele conta que o maior desafio da instituição é mediar a estratégia na atenção à saúde básica e na hospitalar.
Dando sequência a discussão, Josué iniciou sua fala ressaltando que, quando iniciou no setor de saúde pública, percebeu o quanto ela é melhor do que as pessoas acham que é, e o quanto ainda carece de investimento e liderança. Ele frisa que é preciso valorizá-la e prepará-la, pois muitos profissionais são colocadas em posições em que não sabem como agir, sem apoio e treinamento.
Durante o evento, os convidados responderam perguntas enviadas pelos participantes, através do site do Sindicato. Ao longo da semana, o II Seminário das Organizações Sociais de Saúde discutirá temas como ‘’Transição de Contratos’’, ‘’A importância da Comunicação Estratégica nas Organizações Sociais’’ e Contrato de Gestão e Reposição de Vagas.