Edição de 2018 do evento, que acontecerá de 22 a 25 de maio, em São Paulo, reunirá o melhor em produtos, serviços e negócios médico-hospitalares no Brasil e nas Américas
O setor de saúde já pode reservar a agenda: de 22 a 25 de maio de 2018, no Expo Center Norte, em São Paulo, acontecerá a 25ª edição da Hospitalar, o evento mais influente das Américas. A plataforma de negócios e networking é a porta de entrada para o mercado sul-americano, além de discutir, por meio dos seus fóruns, o presente e o futuro da saúde mundial com seus 1.200 expositores, 40 eventos de conteúdo, 8.000 congressistas e suas mais de 90.000 visitas de profissionais de 70 países, durante os quatro dias de encontro.
A Hospitalar apoia o desenvolvimento da área de saúde há 25 anos, tornando-se um importante polo de negócios, relacionamento e atualização. “A feira multisetorial conquistou a confiança dos profissionais da cadeia pela sua capacidade de energizar o mercado, gerar oportunidades de negócios e conhecimento, transformando sua experiência e prestígio global em resultados reais para expositores e visitantes. É durante o evento que a indústria mundial, empresas de facilities, desenvolvedores em TI e empreendedores apresentam os seus lançamentos e projetos em inovação e tecnologia da saúde”, ressalta do presidente da UBM Brazil, realizadora do evento, Jean-François Quentin.
VISITAÇÃO
“Cerca de 80% do público presente na Hospitalar decide e influencia o setor, e 60% estão diretamente ligados aos segmentos que mais geram compras: hospitais, clínicas e distribuidores nacionais e internacionais”, enfatiza o diretor de estratégia da UBM Brazil, Rodrigo Moreira. Na edição de 2017, o número de visitantes teve um crescimento de 3% em relação ao ano anterior. Ao todo foram 90.000 visitas, sendo que 36% é destinado aos hospitais, clínicas e casas de saúde; 24% distribuidores e exportadores; e 11% laboratórios, análises clínicas e diagnóstico; 7% lojas de produtos médicos/ reabilitação, farmácia; 7% engenharia, arquitetura, infraestrutura; 4% home care; e 11% outras áreas.
No Brasil, profissionais de vários estados participam ativamente da Hospitalar, com destaque para São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Bahia, Distrito Federal, Goiás, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Pernambuco e Ceará. Internacionalmente, 70 países marcam presença no evento, como Argentina, Peru, Chile, Bolívia, Estados Unidos, Colômbia, Holanda, Uruguai, Equador, Alemanha, México, Itália, Canadá, China, entre outros.
VISIBILIDADE, NEGÓCIOS E NETWORKING
Seja no número de expositores estrangeiros (31% do total de participantes), seja no volume de visitantes, vindos de 70 países, a feira impressiona pela sua dimensão do mercado que atinge e por atender às mais variadas expectativas. Em estandes individuais ou pavilhões coletivos, empresas dos mais variados setores têm à disposição um leque de oportunidades em um mercado formado por mais de 6.000 hospitais brasileiros e 288 mil estabelecimentos de saúde. E contam, também, com a presença importante de compradores latino-americanos, para os quais o evento brasileiro é referência em negócios e networking.
Um exemplo são os resultados alcançados pelo projeto Brazilian Health Devices, ação da Associação Brasileira da Indústria de Artigos e Equipamentos Médicos, Odontológicos, Hospitalares e de Laboratórios (ABIMO) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). Após três dias de negociações entre 45 empresas brasileiras e compradores de 11 países, os participantes do projeto BHD contabilizaram 356 reuniões de trabalho e US$ 10,5 milhões em expectativas de negócios para os seguintes 12 meses. A Rodada Internacional de Negócios é realizada na Hospitalar há mais de dez anos.
É durante a feira também que autoridades, como o ministro da Saúde, Ricardo Barros; o secretário adjunto de Saúde do Estado de São Paulo, Eduardo Ribeiro; governador de São Paulo, Geraldo Alckmin; o secretário estadual da Saúde de São Paulo, David Uip; entre outros, se reúnem com empresários e organizações com o intuito de desenvolver projetos, parcerias e discutir melhorias para a saúde brasileira. “A Hospitalar é o verdadeiro palco que une os interesses sociais, econômicos e políticos do setor”, reforça a fundadora da Hospitalar, Waleska Santos.
RECONHECIMENTO
Anualmente, a Hospitalar realiza o seu tradicional jantar de confraternização com lideranças, empresários e profissionais da área de saúde. É nesse momento que é conferido a um profissional de destaque do setor o Prêmio Hospitalar – Personalidade do Ano na Área de Saúde. Em 2017, foi agraciado o médico e professor Yukio Moriguchi, fundador do Instituto de Geriatria e Gerontologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, considerado o “pai da geriatria” na América do Sul.
Instituído em 2005, o Prêmio já foi conferido às seguintes personalidades:
- Mayana Zatz, coordenadora do Centro de Estudos do Genoma Humano e do Instituto Nacional de Células-Tronco.
- Zilda Arns, fundadora e coordenadora Nacional do programa Pastoral da Criança.
- Dr. Chao Lung Wen, chefe da disciplina de Telemedicina da USP e fundador do CBTms – Conselho Brasileiro de Telemedicina e Telessaúde.
- Juljan Czapski, criador dos planos de saúde no Brasil.
- Adib Jatene, referência internacional em cardiologia.
- Linamara Rizzo Battistella, secretária de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Governo de São Paulo.
- Jorge Kalil, diretor do Laboratório de Imunologia do Instituto do Coração HCFMUSP e Diretor do Instituto Butantã.
- Silvia Brandalise, presidente do Centro Infantil de Investigações Hematológicas Dr. Domingos A. Boldrin.
- Ivo Pitanguy, expoente da cirurgia plástica e reconstrutora do Brasil e no mundo.
- Drauzio Varella, oncologista, professor, escritor e inovador na comunicação de saúde.
- Miguel Srougi, urologista e oncologista, referência internacional em saúde masculina.
- Paulo Niemeyer Filho, neurocirurgião e diretor do Instituto Estadual do Cérebro – Paulo Niemeyer, no Rio de Janeiro.
CONGRESSOS
Indústria, hospitais e pesquisadores da saúde estão cada vez mais abertos à troca de experiências. O resultado são quatro dias de muita informação, 40 congressos, 8.000 congressistas, 400 palestrantes, dezenas de apresentações nos estandes dos expositores, além da presença de professores, pesquisadores e empresários de mais de 15 países ministrando o programa de fóruns da Hospitalar. O intuito é de fomentar o debate de temas críticos para o mercado, de olho no futuro da saúde.
CISS – Congresso Internacional de Serviços de Saúde: é o evento oficial da Hospitalar, com um público altamente qualificado, representado por formuladores de políticas públicas e privadas de saúde, dirigentes de hospitais e demais prestadores de serviço de saúde, representantes de organismos governamentais, dirigentes e executivos da indústria fornecedora de produtos, equipamentos e serviços. Em 2018, o CISS acontecerá nos dias 23 e 24 de maio, das 9 às 14h, sob o tema “A reforma do estado e a reforma dos sistemas de saúde: como decisões políticas, administrativas e organizacionais impactam a prestação de serviços, a rede fornecedora e a qualidade de vida do cidadão?”.
O CISS conta com o apoio de várias entidades de forte influência, como a Confederação Nacional de Saúde (CNS), Federação Nacional de Estabelecimentos de Serviços de Saúde (FENAESS), Sindicato dos Hospitais do Estado de São Paulo (SINDHOSP), Instituto de Ensino e Pesquisa na Área da Saúde (IEPAS), Associação Brasileira da Indústria de Artigos e Equipamentos Médicos, Odontológicos, Hospitalares e de Laboratórios (ABIMO) e Associação Nacional de Hospitais Privados (ANAHP).
HIMSS@Hospitalar – International Digital Healthcare Forum: parceria firmada com o HIMSS (Estados Unidos), o mais relevante evento mundial de tecnologia para a saúde para fornecimento de conteúdo especializado sobre inovações aplicadas ao setor. Na edição de 2017, foram 35 speakers internacionais, 12 países representados, 56 speeches, 3 conference-rooms, 8 debates e uma audiência de 2.000 participantes. Do público presente, 22% eram profissionais de TI; 12% de Administração; 9% do Corpo Clínico; 8% Engenharia; 8% Gestão e Qualidade; 7% Pesquisa e Desenvolvimento.
Este ano, o tema do HIMSS é “eHealth. 18 – Centralize Data & Decentralize Care”, com debates e apresentações baseadas em oito verticais temáticas, agrupando dezenas de vetores tecnológicos. Ao todo serão mais de 60 conferências e oito debates, com a participação de 35 painelistas internacionais e um conteúdo alinhado às melhores práticas, produtos e serviços de digital healthcare no mundo. O programa contará também com a exposição de cases, com o objetivo de apresentar e multiplicar experiências positivas, ideias inovadoras e tendência de mercado que estão fazendo a diferença para os sistemas de saúde ao redor do mundo.
Facilities: o objetivo é mostrar propostas inovadoras e testadas para otimizar as operações de hospitais, clínicas, laboratórios e reduzir custos na cadeia de saúde. Esse setor expande as atividades do Hospital Contemporâneo, uma ação tradicional da Hospitalar e que apresenta simulações realísticas e demonstrações técnicas (Facilities Innovation), workshops e troca de experiências (Facilities Education) de forma a tornar mais dinâmica a relação entre fornecedores e compradores.
Reabilitação: mais de 50 empresas expositoras apresentam ao mercado seus produtos e serviços destinados a reabilitação e inclusão de pessoas com deficiência, idosos e públicos que necessitam de assistência especializada. O Espaço Reabilitação dentro da Hospitalar acolhe também uma iniciativa conjunta da Abimo com apoio da SEDPcD – Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Estado de São Paulo e da Apex-Brasil. A proposta do Espaço é alinhar as ações do mercado às necessidades da sociedade, promovendo o desenvolvimento de novas soluções capazes de transformar o dia a dia da pessoa com deficiência. Além disso, durante a Hospitalar é realizado um simpósio, que em 2018 terá o tema: “Os avanços da Neurociência e seus Impactos na Reabilitação”.
PARCEIROS
A cada edição, a Hospitalar conta com o apoio de parceiros importantes que contribuem também com o conteúdo qualificado apresentado aos visitantes do evento. Entre eles estão:
- Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD);
- Fórum da Dor, com o Prof. Dr. Manuel Jacobsen Teixeira, diretor da Divisão de Neurocirurgia Funcional do Instituto de Psiquiatria do HCFMUSP e professor titular da disciplina de Neurocirurgia do Departamento de Neurologia da FMUSP;
- SEBRAE – Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas.
- Revista INFRA Outsourcing & Workplace;
- GPeS Health Branding and Business, Centro de Especialidades em Marketing e Comunicação em Saúde.
- TM Jobs, consultoria com atuação destacada no segmento de saúde;
- Associação Brasileira da Indústria de Artigos e Equipamentos Médicos, Odontológicos, Hospitalares e de Laboratórios (ABIMO);
- Instituto de Ensino e Pesquisa na Área da Saúde (IEPAS);
- Associação Nacional de Hospitais Privados (Anahp);
- Associação Brasileira da Indústria de Alta Tecnologia de Produtos para Saúde (ABIMED);
- Federação Brasileira de Administradores Hospitalares (FBAH);
- Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa);
- Sociedade Brasileira de Terapia Intensiva (Sobrati);
- Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP).
SERVIÇO
Data: 22 a 15 de maio de 2017 – das 11 às 20h
Horário para visitantes: das 11 às 20h
Horário dos congressos: a partir das 8h
Local: Pavilhão Expo Center Norte – São Paulo (Rua José Bernardo Pinto, 333 – Vila Guilherme)
Perfil do evento: Principal feira multissetorial de saúde das Américas e segunda maior do mundo. Apresenta os mais importantes lançamentos da indústria brasileira e internacional de produtos e serviços médicos e hospitalares. Atua também como grande fórum do setor na América Latina, discutindo temas ligados à gestão dos estabelecimentos de saúde, tendências de mercado e do sistema de atendimento médico no Brasil e no mundo.
Expositores: 1.200 empresas do Brasil e do exterior
Estados brasileiros representados por expositores: Amazonas, Alagoas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Pernambuco, Paraná, Paraíba, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.
Países representados por expositores: Alemanha, Argentina, Bélgica, Brasil, Bulgária, Canadá, China, Colômbia, Coreia do Sul, Dinamarca, Egito, Espanha, Estados Unidos, França, Índia, Inglaterra, Irlanda, Israel, Itália, Japão, Luxemburgo, Malásia, México, Paquistão, Peru, Polônia, Portugal, República Tcheca, Singapura, Suíça, Tailândia, Taiwan, Turquia e Uruguai.
Quem participa: Empresas e profissionais das áreas de equipamentos hospitalares, tecnologia médica, equipamentos para laboratórios, emergência e transporte, ortopedia e fisioterapia, medicamentos e farmácia hospitalar, informática e comunicações, projetos, instalações, construções e manutenção, hotelaria e mobiliário, uniformes, cama, mesa e banho, lavanderia, alimentação e nutrição, cozinha industrial, centros cirúrgicos, bens de consumo médico, enfermaria e monitoração, recuperação traumatológica e pós-operatória, home healthcare, telemedicina, literatura médica especializada.
Área ocupada: 82.000 m2
Expectativa de visitação: 90.000 visitas de profissionais
Perfil dos visitantes: Dirigentes de hospitais, clínicas e laboratórios, médicos, enfermeiros, dentistas, distribuidores, empresários, profissionais que influenciam e decidem compras em estabelecimentos de saúde, compradores internacionais, lideranças setoriais, pesquisadores do setor de saúde, professores e estudantes de medicina.
Informações: www.hospitalar.com