Hospital do GRAACC completa 27 anos em novembro

Referência no tratamento e pesquisa do câncer infantojuvenil na América Latina, o GRAACC, filiado do SINDHOSFIL/SP, é uma instituição sem fins lucrativos mantida principalmente, de doações de pessoas físicas e empresas parceiras. Há 27 anos a entidade aprimora sua capacidade de atendimento para proporcionar tratamento com qualidade de vida aos pacientes, 90% provindos do Sistema Único de Saúde (SUS).

O GRAACC foi criado em 1991, atendendo em uma casa dentro do conceito hospital-dia, no qual os pacientes recebiam assistência e voltavam para as suas residências. Em 1998, a instituição inaugurou um hospital, o Instituto de Oncologia Pediátrica – IOP, unidade administrada pelo GRAACC com parceria técnico-científica com a Unifesp – Universidade Federal de São Paulo. Atualmente, localizado no bairro da Vila Clementino, na cidade de São Paulo, em uma área de 8.400 m2 trata-se de um Centro de Referência no tratamento câncer infantojuvenil, atendendo crianças e adolescentes de todo o Brasil – 40% deles vêm de fora da capital paulista.

Dos equipamentos à equipe médica, o paciente que passa pelo hospital do GRAACC tem à disposição a mais alta tecnologia e uma excelente infraestrutura. Só em 2017, o Hospital realizou mais de 35 mil consultas, 2 mil procedimentos cirúrgicos, mais de 70 transplantes de medula óssea e mais de 19 mil sessões de quimioterapia. Com um orçamento estimado em R$ 123 milhões para 2018, a instituição proporcionará aos pacientes o mais especializado tratamento de retinoblastoma – tumor na retina. Mais de seis mil e quinhentas crianças e adolescentes já foram assistidos pela instituição – especializada em casos de alta complexidade, como tumores do sistema nervoso central, ósseos, leucemias e outras neoplasias que necessitam de transplante.

A maior parte dos pacientes do GRAACC encontra-se na faixa etária de 0 a 10 anos, apresentando o câncer no Sistema Nervoso Central, onde a incidência costuma se manifestar com mais frequência, seguido pela Leucemia. O Hospital recebe mais de 400 novos pacientes por ano, sendo a maioria de alta complexidade, com chance média de cura de 70%.

O Hospital segue em expansão e a previsão é de construção de mais um anexo nos próximos anos.

Em parceria com o Instituto Ronald McDonald, o GRAACC oferece acomodação na Casa Ronald McDonald São Paulo Moema aos pacientes de cidades distantes da capital paulista que não têm onde ficar durante o tratamento. A área possui 2.200 m² e 30suítes, sendo cada uma exclusiva para o paciente e sua acompanhante, além de salas de estar e de refeição, cozinha equipada, lavanderia, jardins, brinquedoteca, adoleteca e sala de TV, tudo para garantir conforto e qualidade de vida aos atendidos.

Em 2018, o GRAAC participou do 1º Prêmio de Boas Práticas de Gestão de RH do Sindicato das Santas de Misericórdia e Hospitais Filantrópicos do Estado de São Paulo – SINDHOSFIL/SP, sendo premiado com case no segmento filantrópico. A condecoração da entidade Patronal visa premiar as melhores práticas de gestão e desenvolvimento dos colaboradores, incentivando a valorização dos mesmos no ambiente de trabalho e seu aperfeiçoamento integral.