Menu

Hospital Amaral Carvalho completa 104 anos de promoção da saúde e bem-estar de milhares de brasileiros

Data: 17/12/2019

Primeira organização hospitalar do interior paulista especializada em oncologia, o Hospital Amaral Carvalho (HAC), filiado do SINDHOSFIL/SP, completa neste mês 104 anos dedicados à promoção da saúde e bem-estar de milhares de brasileiros.

A história da instituição filantrópica começou em 25 de dezembro de 1915, com a doação de imóveis e recursos financeiros pelo casal Domingos e Anna Marcelina de Carvalho. Hoje, o serviço é reconhecido pelo tratamento de excelência, e realiza mais de 340 mil atendimentos e mais de um milhão de procedimentos por ano.A instituição se destaca como o centro que mais realiza transplantes de medula óssea no País e pelo atendimento de qualidade em 40 especialidades médicas, como oncoplastia e reconstrução mamária e cirurgia bariátrica. O HAC também é pioneiro na utilização de tecnologia para tratamento de câncer de pele em fase inicial, o tipo mais frequente no Brasil e no mundo. Desde 2008, oferece a terapia fotodinâmica aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).

Certificado como Hospital de Ensino, mantém centros de pesquisas básicas e clínicas, para estudos e testes, e oferece programas de residência médica e multiprofissional — contribuindo com a formação de especialistas.

Um dos diferenciais do HAC é assistência social aos pacientes carentes, através de iniciativas humanizadas como as casas de apoio com hospedagem e alimentação gratuitas; o Espaço Cultural Amaral Carvalho para promoção de atividades culturais, de lazer e entretenimento e o incentivo às Ligas de Combate ao Câncer, que atendem as necessidades dos doentes em sua cidade de origem – são 108 grupos espalhados pelo País, que somam aproximadamente 5 mil voluntários que formam a maior rede dedicada à causa.