Governo lança Plano Nacional de Fortalecimento das Residências em Saúde

Data: 19/07/2021

Na quinta-feira (15), o Ministério da Saúde lançou o Plano Nacional de Fortalecimento das Residências em Saúde. O plano contará com investimento de R$ 258 milhões para qualificação, apoio a abertura de novos programas de residências e valorização dos profissionais.

As ações do plano preveem aumento de 24% no valor das bolsas dos residentes. Além disso, os supervisores passarão a contar, pela primeira vez, com uma bolsa no valor de R$ 1.500,00.

O objetivo é investir na formação dos profissionais especialistas para ofertar melhor assistência à população. Além de contribuir para a fixação de profissionais em regiões com vazios assistenciais.

“O compromisso do Ministério da Saúde é ampliar os investimentos, fazer com que essa residência seja cada dia mais qualificada. É por isso que, pela primeira vez na história da residência médica, os preceptores estão recebendo um incentivo”, afirmou o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga.

O plano tem como público-alvo prioritário os residentes médicos e residentes multiprofissionais em área profissional da saúde. Entre as áreas atendida estão a Biomedicina, Ciências Biológicas, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia, Psicologia, Serviço Social, Terapia Ocupacional, Saúde Coletiva e Física Médica.

Fonte: Governo Federal