Governo de SP pretende cobrir verbas da saúde não atendidas em nível federal, afirma secretário

Data: 23/08/2023

O Governo do Estado de São Paulo pretende cobrir as verbas destinadas à saúde que não forem liberadas pelo Governo Federal. A afirmação foi feita pelo secretário de Saúde de São Paulo, Eleuses Paiva, em visita ao Sistema Santa Cecília de Comunicação, na manhã desta terça-feira (22). De acordo com o secretário, a tabela de honorários médicos e a que remunera os hospitais está congelada há mais de 20 anos.

“Nós estamos encaminhando essa discussão com o Governo Federal, mas se alguma providência não for feita, com certeza o Estado de São Paulo não vai se furtar a estar resolvendo esse problema da melhor maneira que nós temos para remunerar adequadamente, cobrar eficiência e melhorar a gestão das filas”, disse Paiva.

O secretário ainda afirmou que, nos próximos 12 meses, 350 leitos devem ser abertos na Baixada Santista. A Santa Casa de Santos receberá 100; o Complexo Hospitalar Irmã Dulce, em Praia Grande, 50; o Hospital Regional de Itanhaém, 50; Peruíbe 60 e Bertioga receberá 90 leitos com a inauguração de um novo hospital.

Segundo o secretário, quando o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) assumiu o cargo em janeiro deste ano, o estado possuía oito mil leitos fechados. Além da ampliação da oferta de leitas, Paiva também anunciou um novo sistema de filas.

“Não é só ampliar a oferta, nós temos que melhorar a gestão das filas. Hoje existem filas que tem regulação do Estado, filas de regulação do município e dos hospitais. A proposta de Tarcísio é que coloquemos filas únicas, regionais, publicizadas e transparentes para que todo mundo, quando entra na fila, saiba o local que está, tenha uma previsibilidade da velocidade com que essa fila está andando, tenha uma previsibilidade de atendimento”, explicou.

Fonte: Santa Portal