Gestão de Pessoas: Responsabilidade exclusiva do RH?

O setor de Recursos Humanos de qualquer empresa é essencial para o funcionamento dos negócios, por isso esta área precisa contar com profissionais bem preparados e especializados em relação às novas tendências de mercado, tecnologias, capacitações e desenvolvimento de equipes.

Parte do crescimento profissional de um colaborador depende da área de Recursos Humanos, por isso deve-se sair do operacional e buscar alternativas para manter a o quadro de funcionário sempre motivado. Por vezes, as empresas, o que incluí os hospitais filantrópicos, não tem recursos suficientes para competir com os salário do mercado e, por isso, é necessário pensar em alternativas.

Neste momento, não é somente o RH que adquiri esta responsabilidade, mas sim os gestores diretos de cada equipe. Os gestores devem transformar práticas administrativas para se tornarem interesse do grupo.

A gestão de pessoas é uma das atividade mais complexas do ambiente profissional e não há fórmulas definidas para o sucesso absoluto desta função. O mais importante quando se assume uma liderança ou está na área de RH é demonstrar aos funcionários que todos juntos foram uma equipe e, que juntos, poderão encontrar novas oportunidades e agilidades competitivas para o bem comum.