No primeiro dia do 5º CONSINDHOSFIL, temas relevantes para a área de atuação na Gestão de RH das entidades filantrópicas foram abordados, como a questão dos Serviços de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT).
O primeiro assunto discutido pelo engenheiro de Segurança do Trabalho do Hospital, Marcelo Magalhães da Silva, e pelo coordenador de Segurança do Trabalho, Vinicius de Souza Pereira – ambos do Hospital Sírio Libanês –, foi a importância de investir em inovação. A palestra destacou que para ter um sistema de gestão de segurança e saúde no trabalho eficiente precisa da participação contínua dos trabalhadores e da liderança da instituição. Os palestrantes trouxeram explicações sobre a norma ISO 45.001.
Ao finalizar a primeira etapa do evento, Pereira ressaltou a importância da alta liderança buscar a integração das áreas para um melhor desempenho.
Dov Smaletz, gerente de Segurança do Hospital Albert Einstein, explicou sobre as causas dos incêndios hospitalares e trouxe dados dos Estados Unidos sobre a questão, fazendo uma comparação com o Brasil. Em território brasileiro, as principais causas de incêndios em estruturas hospitalares ocorrem por questões elétricas, e Smaletz salientou que as gestões precisam investir em manutenções assertivas nas instalações. Outro ponto levantado foi a importância de trocar os simulados combinados para os simulados surpresas.
Após as palestras, foi aberto espaço para os congressistas enviarem perguntas aos palestrantes.