Menu

Exposição marca o aniversário de 114 anos do Hospital Santa Catarina

Data: 07/02/2020

Instalado na Avenida Paulista, desde a sua fundação, hospital é um dos cartões postais de São Paulo e alia a tradição do acolhimento e cuidado humanizado aos investimentos em modernização e tecnologia. Durante o mês de fevereiro, uma exposição aberta ao público contará a história do hospital

Na quinta-feira (6), o Hospital Santa Catarina celebrou 114 anos.  É a instituição particular de saúde pioneira na cidade de São Paulo e desde a sua fundação dedica-se à filantropia. O hospital é parte da Associação Congregação de Santa Catarina (ACSC), instituição filantrópica que impacta na cadeia de valor produtivo do país e atua nos eixos da saúde, educação e assistência social, por meio de 22 Casas distribuídas em seis Estados brasileiros.

Essa história pode ser acompanhada, por imagens e outros itens de acervo, na exposição montada no saguão do hospital, que acontece até o dia 29 de fevereiro. “São peças históricas, como materiais e instrumentos utilizados no tratamento dos pacientes, que remetem à chegada das Irmãs da Congregação de Santa Catarina ao Brasil, em Petrópolis, em 1897, e mostram a evolução da medicina desde então”, conta Denilson de Santa Clara, diretor-executivo do hospital.

Inaugurado pela Irmã Beata Heinrich, da Congregação das Irmãs de Santa Catarina, pelo abade do Mosteiro de São Bento, dom Miguel Kruse, e pelo doutor Walter Seng, em 1906, o hospital começou atendendo pacientes infectocontagiosos, tendo sempre como premissas os valores éticos, humanizados e cristãos.

Há mais de um século, a instituição mantém este legado, incorporando tecnologias a sua excelência médica, o que a fez ser referência em atendimentos de alta complexidade e pronto atendimento. “Temos uma visão de sustentabilidade e sobriedade, que é herança das Irmãs. Somos um hospital seguro, voltado ao acolhimento e humanização, nossos diferenciais no mercado da saúde”, destaca Denilson.

Conceituado em Neurologia, Cardiologia, Cirurgia Geral, Ortopedia e Pediatria, entre outras especialidades, o Santa Catarina investiu mais de R$ 30 milhões, nos últimos dois anos, em modernizações, como o novo Centro Cirúrgico e programa de cirurgia robótica, e em excelência e inovação, como o Serviço de Transplante de Medula Óssea, Centro de Cirurgia Bariátrica, Centro de Trauma e Centro Integrado de Nefrologia, Diálise e Transplante Renal.

Outro marco alcançado, recentemente, é a taxa de conformidade de início de cirurgia no horário marcado (80%). “Nosso Programa de Qualidade e Segurança do Paciente é bem conduzido e ajustado sistematicamente. Conseguimos melhorias significativas em nossos indicadores de assistência e excelência operacional, por meio de projetos utilizando metodologias internacionais, como a Ciência da Melhoria (IHI) e Lean Healthcare”, explica o diretor-executivo.

De acordo com ele, o hospital sempre investiu no crescimento e na melhoria do atendimento à população paulistana. “Somos tradicionalmente uma instituição de portas abertas, iniciando por nossa Capela, que completa 100 anos este ano. Ela (Capela) é o coração do Hospital Santa Catarina. Lá, a comunidade, médicos e colaboradores buscam diariamente paz espiritual e orações. As pessoas que conhecem este diferencial, atrelado à medicina e tecnologia de ponta, sempre nos indicam e trazem seus familiares aqui. Esperamos retribuir esta confiança e respeito à população de São Paulo”.

Serviço

Evento: Exposição Acervo histórico do Hospital Santa Catarina.

Quando: de 6 a 29 de fevereiro, todos os dias, a partir das 9h.

Endereço: Avenida Paulista, 200 – na entrada principal do hospital.

Entrada: gratuita.

Hospital Santa Catarina

O Hospital Santa Catarina prima pela excelência no atendimento seguro e humanizado. Referência de qualidade em serviços de saúde no Brasil, atende desde pequenos procedimentos até cirurgias de alta complexidade. A instituição filantrópica é parte da Associação Congregação de Santa Catarina, uma instituição filantrópica que impacta na cadeia de valor produtivo do país e atua nos eixos da saúde, educação e assistência social, por meio de 22 Casas e cerca de 14 mil colaboradores, distribuídos em seis Estados brasileiros.

Com infraestrutura moderna, equipamentos de última geração e profissionais altamente qualificados, o Hospital Santa Catarina dispõe de 316 leitos, sendo 79 de UTI, distribuídos em cinco Unidades de Tratamento Intensivo (neurológica, cardiológica, pediátrica, geral e multidisciplinar), 15 salas de cirurgias, 3 salas de centro cirúrgico minimamente invasivo e pronto atendimento 24 horas.