Entidades filantrópicas de saúde elaboram carta aberta aos candidatos do Poder Executivo nas eleições de 2022

Data: 21/07/2022

Prestes a completar 33 anos, o SUS está com sua tabela desajustada há 20 anos, com defasagem seis vezes abaixo do valor de mercado; carta das instituições será assinada em cerimônia, na segunda-feira (25)

O SINDHOSFIL se reunirá com 10 instituições filantrópicas de saúde de diversas localidades do País, na próxima segunda-feira (25), às 9h, no Centro Universitário São Camilo, em São Paulo, para assinar carta aberta que será encaminhada aos candidatos que disputarão a Presidência da República nas eleições deste ano, e que traz à tona a atual situação do Sistema Único de Saúde (SUS).

A população brasileira conta com mais de 214 milhões de pessoas, das quais mais de 76% dependem exclusivamente do SUS, sistema prestes a completar 33 anos e que está com sua tabela (lista de valores pagos pelo governo por procedimento) desajustada há duas décadas. Atualmente, a defasagem é de seis vezes abaixo do valor de mercado. Assim, o atual modelo de financiamento culminou com o déficit médio entre o custo na assistência SUS e a receita proveniente desses atendimentos, superior a 65%, conforme observação da CMB.

Na carta, o apelo divulga dados do Ministério da Saúde (Sistema de Informações do SUS, 2017-2018), que mostram que os hospitais filantrópicos e Santas Casas disponibilizam mais de 116 mil leitos exclusivos para SUS, sendo responsáveis por cerca de 60% de todas as internações de alta complexidade. Além disso, 906 municípios do país são atendidos exclusivamente por um hospital filantrópico. Neste cenário, as Santas Casas e hospitais sem fins lucrativos respondem por aproximadamente 70% dos tratamentos de radioterapia e quimioterapia, e quase 60% dos transplantes realizados no país.

De acordo com o presidente da Associação Brasileira das Instituições Católicas de Saúde, Frei Francisco Belotti, “as instituições filantrópicas de saúde estão presentes em todo o País e têm como missão primordial levar atendimento com qualidade na área da saúde aos que mais precisam. Neste contexto, reafirmamos nosso compromisso com a população e com nosso principal aliado, o SUS”, salienta.

As entidades se unem neste momento para fazer ecoar a defasagem de décadas da remuneração pelos serviços prestados ao SUS, o que cada vez mais torna inviável a continuidade do atendimento e compromete a qualidade dos serviços prestados, com a celeridade que a população necessita.

No ano em que serão eleitos os governantes nas esferas federal e estadual, as entidades abrem um canal de diálogo com todos os candidatos ao Poder Executivo, para que a história do setor filantrópico continue e os brasileiros possam ser atendidos com dignidade.

Serviço:

Assinatura final de carta aberta aos candidatos à Presidência da República
Data: Segunda-feira (25/7/2022)
Horário: às 9h
Local: Centro Universitário São Camilo (Rua Raul Pompeia, 144 – 2® andar – Pompeia – São Paulo);

Mais informações para a imprensa:

Predicado Comunicação (Assessoria de imprensa da CMB e Fehosp)
Carolina Fagnani – carolina@predicado.com.br – (11) 9 9144.5585 WhatsApp
Vanessa de Oliveira – vanessa@predicado.com.br (11) 9 7529-0140 WhatsApp
Patrícia Soares – patricia@predicado.com.br (11) 9-9571-7400 WhatsApp

Activa Comunicação (Assessoria de imprensa da Sociedade Beneficente São Camilo)
Fatima Capucci – 11 99242 7909
fatima.capucci@activacomunicacao.com.br